Festança começa com oração e um terço só para o santo

O 13 de junho é uma data muito especial a nós campo-grandenses. É o dia do Santo Padroeiro da Cidade – Santo Antônio e, também, um dia que marca o começo das festanças juninas. Para a professora do ensino fundamental Mariza Ferreira Mello de Souza a data é um pouco mais especial. Ela nasceu no mesmo dia do santo que é devota e, desde então, a data é duas vezes motivo de festa. Hoje ela comemora 49 anos.

“O aniversário virou uma tradição e há 20 anos eu faço uma grande festa com o tema junino é claro e vem a família toda”, conta. O dia não é marcado apenas com festa. Mariza e os três irmãos são católicos e em todo 13 de junho a família realiza um terço antes de começarem as comemorações de aniversário.

“Todos nós somos devotos… minha mãe casou na Igreja Santo Antônio e eu também fui batizada lá… toda semana, realizamos novena da sagrada família e no meu aniversário, o terço e agradecimentos são todos para Santo Antônio”, explica.

Mariza que é casada com um Antônio, diz que só não seguiu à risca a tradição de se casar na igreja do santo casamenteiro porque a paróquia estava em reforma. “Fiquei tão triste porque estavam reformando a igreja, mas não teve jeito, o santo há de nos perdoar”.

A prateleira que fica em cima de sua cama, abriga os quatro santos casamenteiros que a nossa entrevistada ganhou. “Ah! para o pedido ser concretizado a pessoa tem que ganhar o santo e não pode comprar… eu mesma ganhei dois das minhas irmãs e este aqui, o menorzinho veio de Aparecida… para fazer um pedido é só retirar o menino Jesus do colo do Santo que é realizado”, conta.

Para o ano que vem, a professora diz que a festa será bem maior, afinal ela vai completar meio século de vida. “Este ano vamos fazer só os de casa como sempre, mas para o ano que vem, quero fazer uma grande quermesse de aniversário e com muita oração para nosso querido Santo Antônio”.