MidiaMAIS

Para aguentar todas as noites de folia, cuidar da alimentação é essencial

Água ajuda a limpar o efeito do álcool, fazendo a pessoa se recompor.

Midiamax Publicado em 12/02/2015, às 21h50

None
img_1533.jpg

Água ajuda a limpar o efeito do álcool, fazendo a pessoa se recompor.

Dar conta de pular todas as noites de carnaval e se manter saudável não é fácil, ainda mais que as bebidas alcoólicas, muitas delas, costumam ser parceiras inseparáveis na folia. E para aguentar o tranco da festa sem machucar demais a saúde, a receita é cuidar a alimentação e beber muita água.

A nutricionista Lidiane Britts diz que já que o copo de cerveja e de outras bebidas vão ficar por esses dias, o jeito é limpar o organismo com muita água. “A água vai ajudar a limpar o efeito do álcool, vai fazer com que a reação de quem bebeu muito seja menos agressiva”, diz.

Em relação à comida, a regra é semelhante. “Já que exagerou no álcool não faça o mesmo com a alimentação. Evite alimentos gordurosos, fritos e com muito sódio (sal). Esses três componentes juntos com o álcool fazem um verdadeiro boom no organismo”, diz.

Além disso, complementa, faz o organismo reter muita água. “A retenção causa inchaço, indisposição. Como a bebedeira é constante, é melhor evitar esses alimentos”, diz.

Outra dica é consumir muita fruta que contenha vitamina C. “A vitamina C é reparadora. Ela ajuda o organismo a se recompor e voltar ao normal”, diz a nutricionista.

Nos dias seguintes a folia é hora de prestar atenção na alimentação. Uma dieta controlada vai ajudar a desintoxicar o organismo. O ideal, segundo ela, é fazer uma alimentação bem equilibrada com frutas, legumes e verduras. A proteína, de preferência da carne branca e sem gordura.

Os chás de ibisco, verde e gengibre são aliados nessa recuperação. “Dá até para trocar a água pelo chá. Mas na hora de fazê-lo tem que ser em fusão, nunca em fervura”, diz

E como não poderia faltar, o queridinho do momento entra na lista. Os sucos detox, além de ajudar a limpar, dão a energia necessária para começar o dia.

Receita de suco detox

½ porção de verdura (beterraba, cenoura, inhame)

½ porção de fruta laxativa (ameixa, mamãe, laranja)

1 porção de folha (couve, broto de feijão, alface, erva doce)

1 termogênico (gengibre ou chá verde)

1 semente (linhaça, chia, gergelim)

* Bater tudo no liquidificador com 300 ml de água gelada e gelo. Não usar aç~ucar, beber em seguida e não coar.

Jornal Midiamax