Museu da Imagem e do Som abre o projeto Mulheres: Diálogos e Desafios

Projeto será ponto de encontro para debates sobre a mulher

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Projeto será ponto de encontro para debates sobre a mulher

Com auditório lotado e debate com a presença da promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, foi aberta na noite de quinta-feira (26) no Museu da Imagem e do Som o projeto “Mulheres: Diálogos e Desafios”, ação de iniciativa da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast). A ideia é que a partir deste primeiro evento, todas as últimas quintas-feiras sejam ponto de encontro para debates com o tema mulher.

Além da palestrante, a ação de abertura contou com a presença da governadora em exercício, Rose Modesto, também titular da Sedhast; subsecretária de Políticas Públicas para Mulher, Luciana Azambuja Roca; subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena, Silvana Albuquerque, e das debatedoras Cleuza Pedrosa, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e Cris Duarte, presidente da ONG Bem Mulher.

O tema da noite, “As Mulheres na conquista e garantia dos Direitos Humanos”, foi abertamente discutido a partir da palestra da promotora Jaceguara, que iniciou seu discurso ao falar sobre a concepção contemporânea de Direitos Humanos a partir de convenções mundiais no pós-guerra. “Foi passo importante o reconhecimento de que todos são iguais perante a lei, mas ao lado da igualdade é importante que se tenha o direito à diferença”, falou ao inferir sobre os direitos das minorias, tema recorrente em discussões dos Direitos Humanos.

Dentro desse tema, as mulheres e as meninas passaram a ser reconhecidas também como sujeitos de direito. “A violência baseada no gênero reflete a relação de poder e até hoje não conseguimos reverter esse quadro”, apontou a promotora.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres cita que uma das ferramentas para a conquista dos direitos das mulheres passa por momentos como o debate aberto com a sociedade civil. “Tivemos várias edições do ‘Roda de Conversa’ em março para falarmos sobre o enfrentamento à violência e agora iniciamos esse projeto de debates, uma vez por mês”, destacou.

Também no evento, a governadora em exercício, Rose Modesto, reforçou a importância da iniciativa. “É debatendo, trocando informações sobre o tema que podemos avançar mais e construir políticas públicas efetivas para mulheres”, declarou.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

cidade do natal familia de renas