Sede começou a ser construída em 1993

O Marco ( de Arte Contemporânea) amplia o horário de atendimento e  começa a abrir também no período matutino. De acordo com a assessoria de imprensa da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), de terça-feira a sexta-feira, o museu abre das 7h30 às 17h30; nos sábados, domingos e feriados o horário permanecerá das 14h às 18h.

A ampliação no horário de atendimento busca garantir ao público novas e melhores possibilidades de conhecer as Exposições Temporárias, as atividades educacionais e de valorização cultural e o grande acervo próprio da instituição.

Museu

O Marco foi criado através do Decreto nº 6266, em 17 de Dezembro de 1991. A primeira sede localizou-se na Avenida Calógeras, nº 2499, esquina com a Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, em edifício adaptado para a finalidade museológica, permanecendo neste endereço até 1999, quando foi instalado provisoriamente, na Rua Barão do Rio Branco, nº 1980.

A sede definitiva, imponente na arquitetura, foi projetada pelo arquiteto Emmanuel de Oliveira e começou a ser construída em 1993. Foi concluída em julho de 2002, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.

Localizado no Parque das Nações Indígenas, extensa área verde da cidade reservada para atividades de lazer, o museu possui uma área construída de 4000m² e dispõe de cinco salas de exposição, sendo uma com mostra permanente de obras de seu acervo e quatro salas para as mostras temporárias que compõem sua programação anual.

Serviço

O Marco fica localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 6.000, Parque das Nações Indígenas. Confira os feriados em que o museu não abre: Finados (2 de novembro), Natal e 28 de outubro (Dia do Servidor Público).