MIS abre o projeto “Amplificadores de Cultura” com oficina de Stop Motion

Projeto será oferecido ao público do dia 24 ao dia 27

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto será oferecido ao público do dia 24 ao dia 27

Atividades nas áreas de artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema, literatura, entre outras categorias artísticas, através de cursos, palestras e oficinas é o que serão oferecidos ao público com o projeto “Amplificadores de Cultura” que será realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) de 24 a 27 de fevereiro, das 14h às 17h. As inscrições são oferecidas gratuitamente de 18 a 23 de fevereiro e podem ser feitas no site www.mis.ms.gov.br, menu “programação”. Serão oferecidas 15 vagas.

Na abertura do projeto “Amplificadores de Cultura” será realizada uma oficina de Introdução à animação Stop Motion. “Trata-se de uma forma de conhecer o audiovisual por meio da técnica de animação. A oficina trata dos primórdios da linguagem do audiovisual e usa a animação como fio condutor para a compreensão do funcionamento da linguagem do cinema”, explica Adriano dos Santos, Técnico de Cinema e Vídeo da FCMS e um dos ministrantes.

Durante as atividades os participantes irão desenvolver brinquedos ópticos como o Taumatrópio, Zootrópio e o flipbook. Estes brinquedos, que em sua origem eram experimentos científicos, deram origem ao cinema. Serão exibidos ainda vídeos dos pioneiros da sétima arte, como os Irmãos Lumière e George Méliès, e um referencial sucinto de animações contemporâneas.

Quem participar irá conhecer ainda, de forma introdutória, ferramentas da produção audiovisual como o roteiro, os planos em fotografia e Story Board. Sobre animação, especificamente, serão apresentadas as leis físicas aplicadas a animação, o movimento e o tempo na animação. E, por fim, os participantes irão desenvolver uma animação de 10 segundos como resultado da oficina.

 O MIS de Mato Grosso do Sul tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão do conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Serviço: Projeto Amplificadores de Cultura – Introdução à Animação em Stop Motion no Museu da Imagem e do Som de MS localizado no Memorial da Cultura e Cidadania na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande, MS. As inscrições irão acontecer de 24 a 27 de fevereiro, das 14h às 17h.

Ministrantes: Adriano dos Santos (Graduado em Comunicação Social Rádio e TV, especialista em Designer Gráfico) e Alexandre Sogabe (Graduado em Artes Visuais e Mestre em Estudos de Linguagem). Informações: 67 3316 9178 – [email protected]

Conteúdos relacionados

idosos 110 anos campo grande