A segunda temporada estará aberta à visitação até o dia 23 de agosto

A partir da próxima terça-feira (23), às 19h30,  quatro novas mostras poderão ser visitadas no Marco-Museu de Arte Contemporânea. A 2ª Temporada de Exposições em 2015 é realizada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

As mostras são: A Gravura Brasileira no Acervo do Marco – gravuras, Compensado – acrílicas do artista plástico Cássio Leitão (SP), Treze pinturas e nove desenhos. Never Ending Tour (Bob Dylan) – do consagrado artista brasileiro Luiz Aquila (RJ) e Mário de Andrade: etnógrafo, fotógrafo, poeta – exposição contemplada pelo edital dos Correios 2015.

A Gravura Brasileira no Acervo do Marco, traz ao público um recorte significativo do acervo do museu onde estarão reunidas impressões de consagrados artistas brasileiros como  Evandro Carlos Jardim, Ferez Khoury, Louise Weiss, Maria Bonomi, Renina Katz e Ruben Mattuck.

“O acervo do Marco atualmente conta com aproximadamente 1.600 obras e os recortes curatoriais oportunizam o estímulo à educação estética do visitante estreitando os laços entre as diversas manifestações da arte e suas linguagens”, explica Maysa Barros, coordenadora do Marco. As gravuras foram doadas em 2001, pelo Instituto Itaú Cultural à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Já a mostra, Compensado, 110 acrílicas do artista plástico paulistano Cássio Leitão, apresenta a partir de linhas e massas de cor, múltiplas pinturas que foram elaboradas pelo artista simultaneamente e submergidas por planos e transparências. Para Monica Tinoco, que assina o texto da exposição de Cássio, as pinturas remetem às conferências do escritor Italo Calvino que, a partir de textos literários, analisa o anseio contemporâneo em conter a totalidade do conhecimento do mundo, uma tentativa de compreendê-lo na multiplicidade de seus códigos.  

Never ending tour (Bob Dylan), traz ao público treze pinturas e nove desenhos do consagrado artista plástico brasileiro, Luiz Aquila (RJ) onde a pintura de grande formato nas obras do artista atingem tal dimensão tão importante quanto a cor, matéria, estrutura e organização do plano.“A obra de Aquila é acima de tudo, fruto e celebração do ato de pintar, um processo que se instaura criando um universo próprio que propõe uma constante dialética entre organização e soltura, compreensão e tensão, fronteiras e invasões”, segundo o escritor Lauro Cavalcanti.

A obra de Luiz Aquila está presente, entre outras, nas coleções do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Museu Nacional de Belas Artes, no Museu de Arte Contemporânea da USP/SP, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (coleção João Sattamini), no Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, no Ministério das Relações Exteriores, na VARIG, na IBM, no BNDES, no Chase Manhattan Bank, no Banco Itaú e Itaú Cultural, no Museu da Solidariedade Salvador Allende (San Tiago do Chile), no Museu da Água de Lisboa (Portugal).

Contemplada pelo edital dos Correios 2015, a exposição, Mário de Andrade: etnógrafo, fotógrafo, poeta; narra a paixão pelo Brasil através do olhar daquele que foi um dos maiores escritores do país, Mário de Andrade. A cultura e o povo brasileiro foram os grandes interesses do poeta que, em 1927, a fim de conhecer mais sobre essas duas paixões percorreu o Norte do País munido de sua câmera Kodak e caderno de nota e assim ficou conhecido como Turista Aprendiz. (Veja aqui)

A segunda temporada estará aberta à visitação de terça a sexta das 7h30 às 17h30. Sábado, domingo e feriado das 14 às 18 horas até o dia 23 de agosto.