A abertura oficial será no dia 15 de outubro 

Depois de passar por várias cidades brasileiras, a exposição “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, chega a neste semana. O evento tem patrocínio da Avon e foi viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

As imagens retratam os mais variados sentimentos que envolvem o tratamento e a história de vida de mais de 50 mulheres e homens de todo o Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal e da Espanha, com idades entre 18 e 70 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Elas captam as emoções vividas por essas “guerreiras” e “guerreiros” em cada momento do enfrentamento do câncer.

As fotos estarão expostas entre os dias 15 de outubro e 2 de novembro, no Shopping Norte Sul Plaza. Os visitantes poderão conferir a mostra, resultado do projeto sociocultural de mesmo nome, que retrata mulheres e homens que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, além de colocar em foco a humanização da medicina em geral.

No dia 15de outubro, às 19h30 acontece a abertura oficial da exposição e será realizada a Palestra Interativa “De Peito Aberto” no Cinépolis –Sala 1 –cinema do Shopping, com a presença dos autores, pacientes, amigos, médicos, profissionais de saúde, autoridades locais, patrocinadores e apoiadores.

O evento é gratuito e reforça a abordagem humanista do Projeto, convidando a população em geral para se informar e dialogar sobre o tema e assim ajudar a quebrar mitos e paradigmas que envolvem a doença.

Mamografias

Uma parceria entre o Projeto De Peito Aberto e o Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão – vai oferecer aos visitantes um diferencial: no dia 19 de outubro, das 8 às 16 horas, a carreta de prevenção ao câncer do Hospital de Barretos estará no pátio do Shopping Norte Sul Plaza oferecendo 45 mamografias para mulheres entre 40 e 69 anos e 50 exames preventivos para mulheres entre 25 e 65 anos gratuitamente.

As inscrições serão feitas com as monitoras e monitores no local da Exposição De Peito Aberto, sendo que as interessadas devem levar os documentos –RG, CPF, comprovante de residência –e cartão SUS.

O projeto é uma iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, que vivenciaram vários casos de câncer em suas próprias famílias. Ele é composto pela exposição fotográfica e palestras e foi lançado em 2006. De lá para cá já realizou mais de 40 exposições e mais de 60 palestras pelo Brasil e ao redor do mundo. “De Peito Aberto” já recebeu cerca de oito milhões de visitantes; aproximadamente 25 milhões de pessoas tiveram acesso às informações sobre o evento por meio da mídia e mais de 15 milhões de internautas foram impactados pelo projeto, pelas redes sociais.

O projeto“De Peito Aberto” tem como meta estimular uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama: mais consciente das necessidades de exames regulares, de tratamento imediato, eficaz e humanizado. Durante o período da exposição, monitores acompanharão os visitantes e distribuirão folders sobre a mostra e materiais informativos sobre o câncer de mama elaborados pelo Instituto Avon. Sobre as ações de responsabilidade social da Avon A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior entidade