As fotos ficam expostas até o dia 13 de outubro

A paixão pela fotografia de natureza começou há quatro anos com o hobby de observar aves. Como uma coisa leva a outra, em pouco tempo Marcelo Calazans se sentia muito mais desperto para as questões que envolvem o meio ambiente e sua preservação. Entre elas, a constatação de que o meio ambiente é aqui, também nas cidades e não algo distante como se supõe.

Ao longo de seis meses ele percorreu cerca de quatro mil quilômetros dentro do município de , e isso inclui o perímetro urbano e rural, fotografando animais. O resultado disso são mais de seis mil registros. De acordo com o fotógrafo, 30 delas foram selecionadas para a exposição “Natureza Urbana” que será aberta na noite desta terça-feira, no Espaço Higa.

Ricas em detalhes, as imagens são uma mostra da grandiosidade do que pode ser encontrado na cidade. “Campo Grande é muito rica, tem animais belíssimos. Mas a conscientização das pessoas ainda é muito pequena. Uma mostra disso, é o aumento de caçadores por aqui. Pessoas que matam capivaras, jacarés e muitos outros animais. Isso mostra que ainda falta muito”, diz o fotografo.

Calazans explica que o objetivo da exposição é justamente suscitar a sensação de pertencimento dos moradores com a cidade e tudo que ela envolve, inclusive os animais. “A proposta é chamar a atenção das pessoas para essa beleza e com isso, de repente, despertar uma consciência ambiental maior. ”

A fotografia de natureza é um amplo tema fotográfico que visa representar fenômenos ou agentes naturais – plantas, animais, paisagens, fenômenos meteorológicos, pequenos pormenores, entre outros. No entanto, não é feita somente em meio selvagem, ou seja, florestas, campos, reservas, etc.

O Espaço Higa fica na Avenida Calógeras, 3.100. Por lá, a abertura da exposição será às 18 horas. As imagens expostas estarão à venda, pelo preço unitário de R$ 60. Os registros podem ser conferidos até o dia 13 de outubro. 

Exposição aberta nesta terça-feira mostra a beleza da fauna de Campo Grande

Exposição aberta nesta terça-feira mostra a beleza da fauna de Campo Grande

Exposição aberta nesta terça-feira mostra a beleza da fauna de Campo Grande

*Todas as fotografias são de Marcelo Calazans