Entre lambidas e latidos, cães Kauê e Airon ajudam a melhorar o dia a dia de crianças
Dupla participa do projeto projeto Cão Herói, Cão Amigo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dupla participa do projeto projeto Cão Herói, Cão Amigo
Dóceis e brincalhões, os cachorros Kauê de 8 anos e Airon de 6, ambos da raça golden retriever, desempenham um pepel que vai além das lambidas e do abanar de rabo, típicos desses animais. Uma vez por semana, a dupla encara a missão de auxiliar o tratamento de crianças especiais. É o projeto “Cão Herói, Cão Amigo – Terapia com Cães”.
Segundo o coordenador e fundador do projeto, capitão Fábio de Pereira de Lima, o trabalho com os cães começou em Corumbá. Tudo deu tão certo que ele trouxe a proposta para Campo Grande no ano de 2012.
Aqui na Capital, os cachorros trabalham uma vez por semana, durante uma hora por dia. Ao todo, o projeto atende 30 crianças na Escola Múcio Teixeira Júnior, na Vila Carlota. Nas instituições que se interessam, os cães também passam para fazer aquela visitinha.
O capitão explica que são notórias as melhorias no comportamento das crianças que passam pelo tratamento com os peludinhos. “O contato com os cachorros reduz a ansiedade da criança, melhora a socialização, deixa a criança mais tranquila, ajuda também na concentração e no desenvolvimento motor”, conta.
Os cães que participam do projeto recebem treinamento dos 6 meses ao 2 anos. Atualmente, dois novos cachorros estão em processo de treinamento, um labrador e um budog francês. “Os cães além de serem treinados, tem que corresponder alguns critérios para o tratamento com as crianças. Eles não podem reagir a ruídos, tem que ser acostumados com crianças mexendo e não podem estranhar esse contato”, relata.
Os bichos selecionados no Cão Herói, Cão Amigo têm direito a várias mordomias e tratamento especial. Os cachorros são vacinados, vermifugados e tomam banho com hidratação e são escovados antes de ir para as sessões de terapia. Nos dias quentes, eles recebem água com gelo e ficam em ambientes climatizados. “São tratados como rei”, resume o capitão Fábio.
Os interessados podem entrar em contato com o Quartel do Parque dos Poderes, e fazer a solicitação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.