Entre a fé cristã e a ciência existe guerra? Evento discute o tema na Capital

O evento acontece neste sábado (5)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O evento acontece neste sábado (5)

Em poucas palavras a fé é crer para ver, enquanto a ciência é o oposto: ver para crer. Desde muito cedo somos estimulados a acreditar que os dois mundos vivem em guerra. Mas acredite, em 95% das situações os dois universos tão distintos conversam entre si e reforçam a ideia um do outro. Pelo menos é isso que afirma o professor Johannes Janzen, que ministrá palestras sobre o tema neste sábado (5).

O então menino Johannes, começou a ler e pesquisar sobre o tema ainda na infância. “Meu pai era cristão e sempre me incentivo a ler sobre o assunto”.  Para ele, a ciência tem desenvolvido importantes conhecimentos sobre o universo. E esse sucesso, sem apelar para Deus, é o que tem conduzido para a afirmação de que Ele nunca existiu. Mas será que a ciência tem refutado a fé em Deus? “A ciência tem limites e não consegue refutar a fé. A ciência não tem nada a falar sobre a fé cristã e a fé cristã não tem nada a falar sobre a fé”, explicou.

Na maioria dos casos, as versões se confirmam entre si. Como exemplo o professor cita a descoberta da universo, em que tanto a fé quanto a ciência compartilham da certeza de um ínicio. “Isso acontece por ignorância, falta de conhecimento do que é fé cristã e do que é ciência. Mas também por visão de mundo mesmo”, diz.

Moralidade

Sobre a moralidade o professor adiante que trata-se de uma discussão própria da fé cristã. Sendo assim, a ciência não teria nada a dizer sobre temas que envolvem a moralidade. E é aí que existe o erro de avaliação. Teve um grande ateu que afirmou que se Deus não existe tudo é permitido”, cita.

Sem querer entregar muito do que será discutido no evento, Johannes – que é professor de engenharia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Possui pós-doutorado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e doutorado pela USP (Universidade de São Paulo) – convida a todos para participarem. Serão duas palestras, a primeira com o tema a relação entre ciência e fé cristã. Nesta palestra, Johannes irá explorar a relação entre a ciência e a fé cristã, mostrando que elas não somente são compatíveis, mas também necessitam uma da outra.

A segunda palestra será sobre Design Inteligente (DI). O DI é o estudo de inferências de design justificáveis, isto é, o DI procura responder a pergunta: Quando nós estamos justificados a inferir que design é a melhor explicação de algum fenômeno? Nesta palestra, Johannes irá apresentar que a melhor inferência para à origem da vida e a sintonia fina do Universo é o DI. O evento começa às 18 horas deste sábado, na Rua Dom Aquino, 1354, Sala 41.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

bombeira trote óleo queimado