Ensaio fotográfico do bebê é registro para a vida toda
Um ensaio bonito e delicado é de encher os olhos e para se orgulhar por toda a vida.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um ensaio bonito e delicado é de encher os olhos e para se orgulhar por toda a vida.
Os primeiros dias de vida de um bebê são de muitos cuidados. Com o corpo ainda frágil e delicado, qualquer movimento pode machucar. Devido a isso, muitos pais acabam não registrando os momentos iniciais da vida do bebê.
Mas um ensaio bonito e delicado é de encher os olhos e para se orgulhar a vida toda dos registros que não ficam apenas no papel, mas no coração e na alma dos pais da criança. Michelli Cristina Benitez, de 33 anos, pedagoga, conta que conheceu o ensaio ‘newborn’ em publicações e quis fazer de sua menina, a Maria Luiza, como forma de perpetuar esse momento na vida dela e da criança. “Eu vi o ensaio, é muito bonito. É uma lembrança que a gente guarda. Mas tem que ser alguém de confiança. Alguém que conheça bem. É um trabalho delicado”, pondera.
A preocupação se deve ao fato de o ensaio ser cansativo e requerer muito cuidado. “Demorou dois dias. No primeiro dias, ela (a bebê) estava chatinha. Chorara muito. Uma semana depois fizemos outra vez e levou o dia todo. Tem que ter paciência, porque precisa parar para dar de mamar, trocar fralda e acidentes, acontecem”, diz.
O fotógrafo que fez o ensaio, Cleber Gellio, de 34 anos, conta que, realmente, é preciso ter cuidado e paciência. Mas nada que não seja possível. “O ensaio é feito bem nos primeiros dias de vida do bebê, quando tem de 5 a 12 dias. Neste período o bebê fica em sono profundo, o que facilita na hora de pôr em algumas posições para fotografar. Mas tem que ter cuidado, porque nesta fase, a cabeça do bebê pesa 25% do corpo e ele ainda não tem firmeza para segurar”, alerta.
Por isso, fotos em que o bebê aparece com a cabeça reta são usadas técnicas de edição para deixar a foto como o fotógrafo e os pais querem. “Nas fotos em que a Maria Luiza aparece com a cabecinha em cima das mãos nós tiramos duas fotos e dessas fizemos uma. Primeiro seguramos a mãozinha dela para ficar na posição e depois a cabeça. Aí editamos e apagamos as mãos do assistente, que nesse caso, foi o pai da criança”, explica.
Outra dica que o profissional dá é tirar as fotos em casa mesmo, o local, além de ser mais cômodo para a mamãe, que está amamentando, tem objetos que serão lembrados para sempre. “Temos memória afetiva, e uma coberta, uma manta, qualquer objeto pessoal que for usado no ensaio será lembrado com carinho depois”, diz.
Como funciona?
As sessões duram de 4 a 6 horas e são feitas quando o bebê tem de 5 a 12 dias de vida. Conforme o profissional, o melhor horário é pela manhã, não muito cedo, a partir das 9h, porque em geral os bebês trocam a noite pelo dia e neste horário da manhã dormem mais e melhor. “Mas, claro que procuro ver com a mãe quais os horários do dia que a criança dorme mais. É preciso ter paciência e respeito em relação ao bebê. Se ele estiver se sentindo mal, remarco a sessão”, diz.
“Foi o aconteceu na primeira manhã de fotos com a pequena Maria Luiza. Assim que começamos, percebemos que ela estava bastante irritada. Demos um tempo e resolvemos adiar. A mãe, Michelli, a levou no médico e foi diagnosticado conjuntivite. Cinco dias depois iniciamos a segunda sessão e a menina mamou, fez xixi e coco. Chega a ser divertido”, completa.
Ele explica que monta um aparato de equipamentos e cuidados com os pequenos. O preparo também envolve a estética das fotos. “Procuramos combinar as mantas com a touquinha, roupas engraçadinhas e específicas para recém-nascidos. Procuro usar um chapéu que o pai comprou, ou uma mantinha que a avó presenteou. Claro que peço para dar uma olhada antes, para ver se a casa tem alguns adereços como cestos, por exemplo, que nos permitem uma composição melhor”, diz.
Falando de composição, o que chama atenção nesse tipo de trabalho são as poses. O fotógrafo deve ter o máximo de responsabilidade e cuidado ao colocar a criança na pose desejada. É importante que o profissional tenha consciência de que a flexibilidade de um recém-nascido não pode ser explorada só para um resultado diferente na imagem. Para isso, são usados truques na hora do clique e na pós-produção da imagem.
Mais informações, valores do ensaio ou dúvidas sobre o “newborn” o email do fotógrafo é [email protected] e o telefone (67) 8100-5366.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Casa Arauco será inaugurada em Inocência para aproximação com a comunidade local
Espaço foca na sustentabilidade e será inaugurado na próxima terça-feira (17)
Presidente Lula vai passar por novo procedimento na cabeça nesta quinta-feira, diz hospital
Procedimento será realizado para interromper o fluxo de sangue em uma região do cérebro e evitar novos sangramentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.