Consultoria do Brincar: mãe cria guia para pais aprenderem a brincar com os filhos

Respeitar a criança é o principal objetivo do projeto

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Respeitar a criança é o principal objetivo do projeto

Pode parecer estranho, mas para quem tem criança em casa não é de se espantar a bagunça de brinquedos espalhados pelos cantos. São inúmeros. Carrinhos, bonecas, livrinhos, canetinhas, ‘hominhos’ e tudo quanto é colorido mostram que naquela casa tem vida.

Pensando em uma maneira prática de estimular as brincadeiras dos filhos, usando os próprios brinquedos, a administradora, que também é mãe, Ariane Oshiro, 31 anos, criou uma consultoria do brincar.

A princípio, Ariane realiza a triagem dos brinquedos, separando item por item e identificando-os conforme o tema. Segundo ela, esse é um momento em que a criança realiza o descarte e encaminha para doação tudo aquilo que não atendem a necessidade da criança.

Separados os brinquedos, o próximo passo é de encontrar soluções e melhorar a qualidade de tempo tanto da mãe, quanto do filho. “Com os brinquedos mais organizados, o momento do brincar se torna mais tranquilo e prazeroso e o tempo fica focado com que você realmente quer e precisa, que é passar momentos agradáveis com seu filho”, adianta.

Rodízio de brincadeiras

A consultora do brincar, que se aprofundou no universo montessoriano, pôs em prática dentro de sua própria casa, o método rodízio de brincadeiras, que nada mais é, do que trazer os brinquedos da criança para o mundo real.

“O Pedro gosta muito de natureza e dinossauro. Toda vez que vamos brincar com isso, escolho um parque ou uma praça, para associar à realidade o máximo possível dentro da imaginação dele”, conta.

Segundo ela, o método de organização do rodízio começa assim. A mãe ou cuidadora separa os brinquedos por temas, por exemplo, peixes e fundo do mar, insetos e volta ao mundo, instrumentos musicais, floresta/fazenda, frutas/legumes e por aí vai.

Feito isso, Ariane diz que é preciso a mãe criar um roteiro semanal dos temas sugeridos. “Na semana da floresta ou fazenda, seria legal a mãe entrar nesse universo com o filho, levando-o para conhecer a realidade, como por exemplo, levar ele para ver de perto os animais de uma fazenda, associando com os brinquedos que ele tem deste tema e assim vai”, explica.

Quando, por exemplo, a criança tem muitos brinquedos importados, que não acoberta a realidade local, como bonecos de neve ou pelúcias com cachecol, a consultora sugere que se monte um acontecimento que aproxime estes brinquedos da realidade, como na chegada do inverno. “Aí entra a didática de mostrar as estações do ano para as crianças, aos poucos eles vão associando e de uma maneira divertida”, pontua.

Calendário linear

Outro método bacana que a consultora do brincar indicou para o MidiaMAIS, é fazer um calendário linear da vida da criança. De acordo com ela, em uma parede da casa, ela coloca os principais acontecimentos da casa, família e claro, da criança.

“É como uma agenda, só que você pode ousar mais e colocar em folhas grandes, pregada à parede, fotos de familiares próximos, madrinha e padrinho, e ir dando uma noção do tempo, por exemplo, o aniversário da vovó em janeiro, você acrescenta uma foto dela e se você estiver em junho, a criança automaticamente percebe que falta muito ‘tempo’ para chegar o cartão que estará a foto da avó… o ideal é ir colocando os acontecimentos do mês e trazendo a criança para participar”, conclui.

Ainda segundo Ariane, a fase do brincar é, sem dúvida, um marco para a criança. O ato de brincar auxilia a criança a aprender muito de maneira autônoma e no seu tempo, com o seu olhar e forma de expressar pensamentos e sensações.

“Para entender o universo do seu filho é preciso apenas uma coisa: observá-lo e cabe aos pais essa função”.

Para ter acesso a um roteiro do brincar para o seu filho, basta entrar em contato com a consultora através do Facebook.

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