Mostra reunirá 23 obras da artista campo-grandense

Aos 22 anos, a sensibilidade da artista Sarah Caires é nitidamente percebida em suas obras. Basta bater o olho em qualquer uma de suas pinturas ou ilustrações, para notar a delicadeza de seus traços.

Sarah, que inaugura sua primeira exposição ‘Sobre ares, Sobre Mares’ nesta quarta-feira (1º), faz um passeio entre as vertentes mais clássicas das artes plásticas – a ilustração digital, pintura e a escultura.

Por vezes, percebe-se que a artista sai do bidimensional para o tridimensional, que dentro da linguagem artística, quer dizer, experiências ousadas. “Gosto de fazer essa integração lúdica e harmonizar com elementos naturais”, revela.

A artista, que desenvolveu os traços de seu trabalho enquanto estava na faculdade, diz que se espelhou nos traços da irmã – com queixo fino e pescoço longo, para servir de ‘inspiração’ em suas peças. “A ideia da criação, vem naturalmente, mas antes mesmo de fazer faculdade, eu tirei de base, o rosto da minha irmã e desde lá, eu gosto de brincar com os acessos de desenvolver novas técnicas da pintura”, explica.

Obras

Das ilustrações digitais, Sarah brinca com as cores claras e também ousa nas figuras geométricas. Nas telas, coloca um vermelho e põe ‘o mundo dentro de uma baleia’. Já nas esculturas, a artista dá vida aos personagens que pinta.

Segundo ela, o papel machê é uma fonte riquíssima para esculpir os personagens. “Eu fiz um primeiro teste da ‘Luneta’ [nome dado a sua personagem] e na escultura parece que ficou a ‘mãe’ da Luneta… são técnicas de arte diferentes mas quando se trata de arte, tudo é possível”, diz.

Sobre suas criações, Sarah que diz dormir e acordar já criando, resolveu dar a devida importância à rica natureza que nos cerca, desde lua, estrelas, pássaros, flores e peixes. “Sinto que tudo é energia. O ar e o mar são espaços que não habitamos, temos os pés fixos na terra. ‘Sobre ares, Sobre mares’ é todo um desconhecido que me lança a curiosidade de perceber o que é distante, é um campo do imaginário que passeio e que me aparece naturalmente”.

Com entrada gratuita, a exposição “Sobre Ares, Sobre Mares”, será lançada às 19 horas e fica até o dia 15 de abril na Cafeteria Fran’s Café, no endereço Rua Marechal Rondon, nº 2.453 (esquina com a Rua 13 de Junho). O Fran´s Café funciona de segunda a quinta, de 7h30 às 23h, sexta e sábado, 24h e domingo até à meia noite.