Cinema (d)e Horror aborda a intersexualidade com premiado “XXY”
Exibições começam na próxima quarta-feira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Exibições começam na próxima quarta-feira
O projeto Cinema (d)e Horror, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, exibe na próxima quarta-feira (5 de agosto) o premiado filme “XXY”. A sessão acontece às 19 horas na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é franca e a classificação é de 16 anos.
“XXY” (2011/Argentina/Drama/86’) tem direção de Lucia Puenzo e conta a história de Alex, que nasceu com ambas às características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambiguidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas.
O dilema de Alex traz o confronto daquilo que é frequentemente aceito e que foi naturalizado, abrindo uma discussão sobre o tabu atribuído às questões de sexo, gênero e identidade.
O filme foi indicado como representante da Argentina para o Oscar de melhor filme estrangeiro, foi exibido na mostra Mundo Gay, no Festival do Rio 2007, ganhou o prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes. Recebeu ainda o prêmio Goya como melhor filme estrangeiro em espanhol.
A mediadora dessa sessão será Juliana Barbosa, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo (UFMS). Em seu oitavo ano de atividades, o projeto começou com uma equipe de acadêmicos do Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que estudava a categoria “Horror” no plano da literatura e da cultura contemporânea.
A iniciativa trouxe bons resultados e se expandiu além do espaço universitário. Atualmente os participantes são de organizações e áreas diversas, que promovem diversas atividades voltadas ao cinema e a cultura audiovisual. Geralmente conta com duas exibições mensais e a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ou convidados especiais e também com a participação da sociedade campo-grandense.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar volta a subir e permanece acima de R$ 6,00 mesmo com atuação do BC
A valorização do dólar poderia até ter sido mais expressiva
Após nota de repúdio do CRO-MS, dentista pede liberação na Justiça para fazer procedimentos proibidos
Caso veio à tona na quinta-feira (12) após uma das vítimas registrar boletim de ocorrência contra ela
CNJ adia decisão sobre desembargador de MS investigado por dar ‘brecha’ para fuga de chefão do PCC
Desembargador é citado em operação contra venda de sentenças
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.