Adesivos são mais baratos e deixam o ambiente mais clean

Fugindo um pouco do padrão, os ladrilhos tem saído dos banheiros e invadido todo o resto da casa. Hoje em dia eles não estão presentes mais em banheiros, mas sim, em pequenos detalhes da , na cozinha, na sala de estar e até na moda.

Os ladrilhos hidráulicos se tornaram uma forte tendência do mercado nacional. Foi resgatado com a tendência retro ou vintage, que sobressaiu nos últimos anos.  As cores primárias como azul, vermelho e amarelo dão espaço para as peças estampadas com referências azulejadas aportuguesadas.

Ele é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento, usado em pisos e paredes, que teve seu apogeu entre o fim do século XIX e meados do século XX.

Segundo a arquiteta Nathalia Maule, da Santa – Fábrica de Ladrilhos do Grupo Villagres, o ladrilho manifesta releituras em patchwork para decorar ambientes e se inspira nos tradicionais azulejos europeus, pois se adapta em todos os segmentos de consumo, como objetos de decoração, paisagismo, revestimento e até design de móveis.

“Os ladrilhos surgiram para dar mais cor ao ambiente, mas dependendo da decoração que você queira aplicar, eles podem trazer mais sobriedade ao espaço, claro que, numa cor mais fria, agora se a pessoa quiser dar vida, a opção por cores fortes como rosa, vermelho, azul e até amarelo, são destinados a essa tendência”, avalia a arquiteta.

Adesivos

Aos que preferem não gastar ou que ainda não realizaram a tão sonhada compra da casa própria, uma opção mais barata está nos adesivos que imitam ladrilhos. Estes, em formatos de mosaicos, tem tido saída entre as pessoas que curtem renovam o ambiente.

Muitas vezes eles são vendidos em kits, contendo de 10 a 20 adesivos de decoração. Na hora de comprar, é importante verificar se são impermeáveis e, também, se são resistentes ao sol.

Arte

Como tudo que existe pode virar arte, já diria o poeta, não poderíamos deixar de citar os ladrilhos moldurados em quadrinhos para decorar o ambiente. Além disso, há opções de artesanato em mosaicos feitos de vidros estilhaçados, que, visto de longe, se tornam grandes peças de ladrilhos.