A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza até 13 de abril (domingo) a 8ª Semana pra Dança, que prevê apresentações de espetáculos e mostra de filmes, além de curso e palestras dirigidos aos entusiastas da arte, tudo com entrada franca. As atividades celebram o Dia Internacional da Dança (29 de abril).

O CineMIS Mostra Dança, que acontece até 11 de abril (sexta), sempre às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, tem curadoria de Julia Aissa (artista e coordenadora do Núcleo de Dança da FCMS) e apresenta filmes renomados e difundidos de diferentes vertentes.

A Mostra conta também com videodanças que integram o acervo do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e com a exibição de filmes da 4ª edição da MS Mostra Videodança, composta por obras criadas por artistas do Estado e que oferecem ao público uma produção regional contemporânea e plural.

“As exibições dos filmes com as palestras trazem ao público a oportunidade de conhecer aquilo que se está fazendo de melhor em Dança no Brasil. Essa atividade é muito importante para o desenvolvimento e aprimoramento dos talentos locais. É um compromisso proporcionar a reflexão e o intercâmbio da cultura no Estado” analisa Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Já os espetáculos de dança contam com apresentações de grupos premiados de São Paulo, Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul. Acontecem ao longo de toda a semana, com abertura no Museu da Imagem e do Som e apresentações completas no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. Como o espaço comporta 300 espectadores, a distribuição de ingressos será por ordem de chegada.