A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira (28), a partir das 19 horas, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania uma nova edição do Espaço da Poesia, que celebra o Dia Internacional da Mulher e o Dia Mundial do Teatro, comemorados respectivamente em 8 e 27 de março. A entrada é franca.

O Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abre o Espaço desta sexta com um repertório de música popular brasileira, canções folclóricas e regionais.

A União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul (UBE-MS) promove o lançamento do quarto número de sua revista literária, editada com patrocínio do FIC – Fundo de Investimentos Culturais. Trinta e um autores associados à entidade contribuíram com seus textos. O volume é composto por três partes: prosa, poesia e memória. Tanto na prosa como poesia destacam-se os trabalhos de autores da UBE-MS premiados nacionalmente.

Na parte de memória são homenageados três associados, todos falecidos em setembro de 2013: Anísio Moreira, Nildes Tristão Prieto e Erode Lino Leite. Os textos são de Rubenio Marcelo, Elizabeth Fonseca e Samuel Medeiros. Também constam na revista alguns poemas representativos da obra literária dos três homenageados.

Na sequência será apresentada uma cena ‘da peça “A Sogra”, do grupo Ventreloco Teatro, que conta a história de uma senhora que domina as relações da filha e do genro, criando situações trágicas e ao mesmo tempo cômicas.

O grupo Arte de Dizer apresenta em seguida a arte de alunos declamadores em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a escritora Nildes Tristão Prieto, criadora do projeto, contemplado pelo FIC/MS.

A abertura fica por conta de Luzia Câmara Ozarias, com “A mulher e o pássaro” (Américo Calheiros), seguida pelos professores Rosana Rosseti Lopes com “O mundo num sorriso” (Reginaldo Alves de Araujo), Suely Fátima Pereira com “Eu sou mulher” (Benito di Paula), Laura Lopes Ribeiro com “Mulher ao espelho” (Cecília Meireles) e Maria Auxiliador com “Mulher” (Betânia Uchôa).

A declamação infanto-juvenil fica a cargo de Sofia Aguirre de Arruda com “A língua do nhem (Cecília Meireles), Isadora Vitória Boniatti com “A avó” (Bastos Tigre), Stéfani Sandim com “Aninha e suas pedras” (Cora Carolina), Valéria Benites com “Retrato” (Cecília Meireles), Cristine, Cybelle e Gabrielly com “A Lavadeira” (Cora Carolina) e Ana Cristine Boniatti com “Mãos de Mulher” (Nildes Tristão Prieto). Já a declamadora Gisela Martinez apresenta “Soneto da Mulher ideal”, de Vinicius de Moraes.

O poeta Ruberval Araújo leva ao Espaço o “Improviso Guaicuru”, espetáculo único a cada apresentação. Através dele Ruberval, com o apoio direto da platéia, constrói suas “redes poéticas” com pitadas de “repente”, demonstrando o talento de um artista reconhecido pela criatividade.

O maestro Eduardo Martinelli encerra o Espaço da Poesia com um concerto especial com músicos convidados.

Serviço

O Espaço da Poesia acontece nesta sexta (28 de março), a partir das 19 horas. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, no Centro.