Falar sobre violência doméstica é sempre dolorido. Mostrar às pessoas a tristeza e a dor que muitas mulheres vivem diariamente, sem cair em clichês, é tarefa para poucos. E foi com ousadia que o ator e escritor Espedito Di Montebranco se propôs em levar aos palcos o tema tão difícil. A poética de Manoel de Barros completa a obra ao se tornar pano de fundo para contar a história que choca e ao mesmo tempo sensibiliza.

Na peça “O Diário de Madalena”, escrita por Espedito, onde ele também atua ao lado de Bruno Moser e Jurema de Castro, as cenas são resultado de estudos sobre o tema e da poesia de Manoel de Barros, que o Grupo Teatral Palco Sociedade Dramática vêm desenvolvendo desde 2003.

O espetáculo narra a história de uma família que se desestrutura com a morte da esposa. Severo (o pai) e os dois filhos, Sabiá e Madalena, moram no pantanal de Mato Grosso do Sul. Sem contato com outras pessoas e meios de comunicação, Severo começa a abusar sexualmente da filha após a morte da esposa.

O irmão Sabiá tem conhecimento das atitudes do pai, mas ao mesmo tempo em que tenta salvar a irmã, acaba também se perturbando, pois também sofre a violência do pai.

Em “O Diário de Madalena”, a poesia é o fio condutor do espetáculo onde a dramaturgia permeia entre o poético e o brutal, com os personagens caminhando entre o real e o imaginário, despertando a sensibilidade em cada um e propondo uma reflexão maior para uma realidade tão dura e tão presente em todo o mundo.

O espetáculo tem na sonoplastia poemas na própria voz do poeta Pantaneiro que em dezembro de 2014 completará 98 anos.

Serviço

O Diário de madalena

Dia: 15 de setembro às 20 horas e 16 e 17, às 19h e 20h30

Local: Teatro Prosa SESC/HORTO

Entrada livre