O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, neste dia 19, às 13h30, o projeto “Vem ler o mundo com todas as letras”, em homenagem ao Dia do Teatro.

Na ocasião haverá a apresentação do espetáculo ”Palhashow”, da Cia das artes. A apresentação dirigida por Ramona Rodrigues reúne um repertório de entradas onde são apreciados os velhos truques e brincadeiras dos palhaços quando estão em cena no picadeiro.

É fruto do trabalho desenvolvido nas “Oficinas de Teatro para Crianças” realizadas pela diretora. A biblioteca recepcionará alunos da rede pública de ensino, que após prestigiarem a apresentação teatral, participarão de atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pela equipe da biblioteca.

Projeto “Vem ler o mundo com todas as letras” contempla palestras, apresentações e entrevistas com artistas e produtores culturais de Mato Grosso do sul, oferecidos a alunos e professores de escolas públicas e outras instituições interessadas.

É uma maneira de incentivar as diferentes formas de leitura, não importando o suporte em que ela esteja inserida. Integrados com outras iniciativas, o projeto ”Vem ler o mundo” incentiva a leitura utilizando a semiótica e faz uso da linguagem verbal e não verbal como instrumento de comunicação para promover o entendimento das linguagens.

Já o projeto “Todas as Letras” se apoia em alicerces culturais, didáticos, pedagógicos e lúdicos para despertar o encantamento e a valorização da leitura; faz uso da contação de histórias, improviso guaicuru e palestra show, como instrumento de sensibilização.

Teatro A Cia. das Artes é uma associação sem fins lucrativos que reúne trabalhos de artistas, arteiros e amantes das artes nas diversas áreas culturais com o intuito de pesquisar e produzir o universo das artes, através de ações sócio/culturais diretas à comunidade geral.

Em 2010 a Cia ganha status de Ponto de Cultura, chancelado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e (Minc), desenvolvendo educação ambiental, registro do patrimônio ambiental/cultural e geração de renda através de oficinas de artesanato, bonecos e formas animadas com participação da comunidade, totalmente gratuita.

Sua sede mantém um ateliê onde pesquisa, cria e elabora cenários, figurinos, bonecos e adereços utilizados em suas produções, “ferramentas” pedagógicas para auxiliar profissionais na área da Educação, oficinas lúdicas para formação e capacitação de arte-educadores, e também na elaboração de projetos sócio-culturais e captação de parceiros para a efetivação dessas ações.

Serviço: A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim atende ao público das 8 às 17h30 de segunda a sexta-feira no Memorial da Cultura e Cidadania, antigo Fórum, situado na avenida Fernando Correia da Costa, 559 – 2º andar – Centro. Telefone de contato (67) 3316-9161 e 3316-9175.