Acontece de hoje (14) a 15 de junho, a seletiva de Campo Grande para o Festival Estudantil Temático de Teatro para Trânsito (Fetran). Os vídeos das 55 peças inscritas na capital serão assistidos pelos jurados na sede da Polícia Rodoviária Federal, onde sairão dois classificados por categoria. A próxima seletiva será em Corumbá e região nos dias 20 e 21.

O Fetran está em sua 3ª edição e conta com 180 escolas inscritas em todo estado. O Festival é promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e a 3ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal (PRF-MS). Esse ano o Fetran terá a participação de duas escolas bolivianas e uma paraguaia.

O festival é destinado aos estudantes regularmente matriculados na educação básica de todas as escolas públicas e privadas do estado e tem como tema “Educação para o trânsito”, buscando despertar por meio das artes cênicas, a necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro.

“É uma forma divertida e cultural de levar para dentro das escolas o aprendizado de trânsito” afirma a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix. “O festival surpreende a cada edição, mostrando a todos a qualidade das peças teatrais” finaliza.

As categorias do festival são dividas em Infantil (1º ao 5º ano), Infanto Juvenil (6º ao 9º ano), juvenil (1º ao 3º ano do Ensino Médio) e especial que são para os estabelecimentos de ensino convidados da Bolívia e Paraguai.

As apresentações finais acontecem no final de outubro, e os alunos, professores e escolas vencedores receberão notebooks, Playstation 3, televisores, projetores multimídia, máquinas fotográficas, kit esportivo, bicicletas, entre outros prêmios. A premiação acontecerá em novembro.