MidiaMAIS

Grupo de teatro mineiro faz apresentações em Corumbá neste final de semana

Nos dias 14 e 15 de maio, o grupo mineiro Ponto de Partida irá se apresentar em Corumbá. Os atores apresentarão duas peças na cidade: “Ciganos” e “Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá”. As apresentações integram o projeto cultural “Expedições”, promovido pela empresa Vale, com patrocínio da Lei Rouanet. […]

Arquivo Publicado em 12/05/2011, às 12h39

None

Nos dias 14 e 15 de maio, o grupo mineiro Ponto de Partida irá se apresentar em Corumbá. Os atores apresentarão duas peças na cidade: “Ciganos” e “Os Gnomos contam a história do Gato Malhado e da Andorinha Sinhá”. As apresentações integram o projeto cultural “Expedições”, promovido pela empresa Vale, com patrocínio da Lei Rouanet.

No dia 14, será apresentada a peça “Ciganos”, que é uma montagem fincada em dois pilares: a força poética e o humor do texto de Bartolomeu Campos de Queirós, que tem a característica mágica dos clássicos e conta a história de um menino, ao mesmo tempo em que reconta capítulos da infância de todos nós. O fascínio e o mistério que se misturam na cultura milenar dos povos ciganos invadem o espetáculo com seus rituais, música e alegria.

Já no dia 15, é a vez de “Os Gnomos…” que traz no enredo o texto do escritor Jorge Amado que ofereceu o escrito ao seu filho por ocasião de seu primeiro aniversário e conta a história de amor de um gato por uma andorinha e todas as consequências que este amor desencadeia.

Ambas as apresentações, acontecerão a partir das 19 horas, no anfiteatro Salomão Baruki, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, localizado na rua Poconé, no bairro Universitário.

Os ingressos para os espetáculos podem ser trocados, no Moinho Cultural Sul-Americano, por um livro de histórias novo ou em bom estado. Os livros arrecadados serão doados para instituição educacional do município, ainda a ser definida, para incentivar a leitura. O horário de funcionamento do posto de troca é de segunda a sexta, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O projeto “Expedições” passará por doze cidades, em sete estados brasileiros – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará e Sergipe.

Mais sobre o grupo

O Ponto de Partida é um grupo de teatro mineiro com 30 anos de atividades, que, além de espetáculos consagrados em diversas cidades do mundo, sistematizou processos e métodos de criação e produção, conquistou parcerias, construiu um repertório de dramaturgia brasileira dos mais consistentes, cunhou uma marca. Tornou-se uma companhia de repertório, itinerante e independente, com 21 profissionais em exercício permanente, 30 espetáculos montados, com apresentações pelo Brasil, África, Europa e América do Sul.

Atualmente, o Ponto de Partida é responsável direto pela formação ou o trabalho de 251 pessoas divididas em seus vários projetos, entre eles a Bituca: Universidade de Música Popular e os Meninos de Araçuaí.

Jornal Midiamax