Festival Internacional de Teatro de Objetos continua hoje
A programação do Fito (Festival Internacional de Teatro de Objetos), que continua até este domingo (28), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. Com entrada franca, as apresentações começam sempre às 16 horas e reúnem companhias do Brasil, França, Itália, Argentina e Israel. “Zoo Ilógico” reúne, no palco, dois atores que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A programação do Fito (Festival Internacional de Teatro de Objetos), que continua até este domingo (28), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande.
Com entrada franca, as apresentações começam sempre às 16 horas e reúnem companhias do Brasil, França, Itália, Argentina e Israel. “Zoo Ilógico” reúne, no palco, dois atores que dão vida a diferentes objetos e, tudo, claro, com muita gargalhada do público, que acompanha atentamente as performances.
Na platéia, crianças e pais que se divertem com o que vêem, já que o espetáculo tem classificação livre e é uma das alternativas para o fim de semana. “É a primeira vez que assisto um teatro assim e achei muito legal a apresentação. Não imaginava que num bule poderia virar uma galinha”, divertiu-se Liliane Dias, 11 anos.
Participando
Quem quiser experimentar como é fazer teatro de objeto também tem espaço no Fito, pois a companhia italiana La Voce delle Cose tem as “Máquinas para o Teatro Inconsciente”. Em um tablado montado também no Albano Franco é possível os visitantes “encenarem” uma história com objetos, como colher de pau, prego, pegador de macarrão e um saco plástico. Cada uma das cinco cabines tem histórias diferentes e para usá-las só é preciso ter um companheiro disposto a se aventurar pela magia do teatro.
Ao som de uma gravação que instrui sobre o que deve ser feito e quais objetos utilizados para cada “cena”, o público pode ir criando a história. Do outro lado, o espectador também ouve uma gravação, mas ao invés das instruções de um diretor ouve a narração da história. Desta forma, o “operador” dos objetos só consegue descobrir a história que contou ao terminá-la. Indicado para todas as idades, cada espetáculo das caixinhas é único e exige apenas a concentração dos participantes.
Criador das máquinas, Lut Angelini conta que elas têm dois objetivos. “Queremos explicar a estrutura lógica que fica atrás do teatro de objeto e permitir que o público perceba a dupla mensagem dos objetos”, afirma. “Duas das cinco caixinhas têm histórias infantis e objetos mais simples para que as crianças possam utilizar. No início, algumas pessoas chegam a ter dificuldade, mas pegam o ritmo rápido. As máquinas transformam o público em artistas”, conclui o instrutor Fabio Carês.
Tom Zé
A apresentação gratuita de Tom Zé, prevista para as 21h30 deste sábado (27/11) no Fito foi antecipada para as 21 horas, quando os sul-mato-grossenses poderão degustar uma hora do som vanguardista e inusitado do baiano com o espetáculo Música/Contramúsica. No show, Tom Zé incorpora à sua música conceitos modernistas, elementos de música erudita e de vanguarda ao folclore e às canções cantadas pelo povo.
Nos arranjos e orquestrações, ele acrescenta liquidificadores, rádios, máquinas de escrever, enceradeiras, gravadores, teclados e garrafas, além de juntar a instrumentos convencionais um par de um complexo sistema de som construído por ele próprio em 1978 – o sampler brasileiro.
As letras de Tom Zé, influenciadas pela poesia concreta, privilegiam o essencial e, algumas, a síntese. Seus arranjos originais e a riqueza rítmica de suas composições o transformaram num dos mais irônicos e irreverentes criadores do Brasil. Ampliando os limites da canção popular, expressa, a um só tempo, rudimentaridade e alta-tecnologia, realidade virtual e sonoridade naif. Une o pop à música experimental.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.