STF reconhece jornada diária de 5h para jornalistas sem redução de salário
A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Carmem Lúcia, emitiu decisão em ação movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), mas vale para todo o país a profissionais que atuam em empresas particulares ou no serviço público. “Este Supremo Tribunal tem reiterado que a legislação pela qual se fixa a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Carmem Lúcia, emitiu decisão em ação movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), mas vale para todo o país a profissionais que atuam em empresas particulares ou no serviço público.
“Este Supremo Tribunal tem reiterado que a legislação pela qual se fixa a jornada de trabalho de diversas categorias profissionais, inclusive a dos jornalistas, consiste em norma geral e deve ser aplicada a todos os profissionais da área, tanto do setor público quanto do privado”, afirma a ministra em sua decisão.
O Supremo acatou também outro pleito do Sindicato e reconheceu a impossibilidade de redução salarial em caso de redução de jornada da categoria.
A ação se deu após disputa judicial entre jornalistas e a Câmara Municipal de Guarulhos (SP). No Tribunal de Justiça de SP, a decisão foi de reduzir proporcionalmente os vencimentos dos jornalistas concursados no órgão.
Com a vitória no STF, a repercussão positiva para a categoria pode refletir em todo o País. “Essa vitória do Sindicato é importante porque estabelece uma posição clara do STF de que os jornalistas de órgãos públicos regidos por regime estatutário também fazem jus à jornada legal de 5h da profissão, sendo vedado à administração tentar diminuir o salário proporcionalmente a nova jornada reduzida”, disse o advogado Raphael Maia, coordenador do Departamento Jurídico do SJSP.
Atualmente, apenas alguns salários de jornalistas da Câmara Municipal de Guarulhos não foram reduzidos, graças a mandados individuais, que têm validade até a conclusão do processo no STF.
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.