Uma manada de 15 elefantes selvagens estava se aproximando da cidade de Kunming, a capital de Yunnan, uma província do sudoeste da China, nesta quarta-feira, desafiando tentativas de desviá-la após uma jornada de várias centenas de quilômetros a partir de florestas do sul.

O grupo de elefantes asiáticos, que inclui três filhotes, vivia originalmente em uma reserva natural, de acordo com a agência de notícias oficial Xinhua, e atravessou quase 500 quilômetros ao longo de rodovias e campos de cultivo nos últimos três meses.

 

Os animais estavam a alguns quilômetros dos extremos de Kunming, cidade de cerca de 8 milhões de habitantes, na tarde local desta quarta-feira, segundo a televisão estatal CCTV.

Embora não esteja claro por que os elefantes estão seguindo para o norte, a reportagem da Xinhua disse que uma diminuição de plantas comestíveis em hábitats florestais pressiona os animais, cuja quantidade aumentou em Yunnan nas ultimas décadas.

 

Conflitos entre moradores de vilarejos e elefantes podem emergir à medida que eles deixam áreas protegidas, entram em vilarejos e se alimentam de lavouras. A manada de elefantes em questão já causou cerca de 1,1 milhão de dólares de danos, de acordo com a Xinhua.

Governos municipais de Yunnan, que faz fronteira com Vietnã, Laos e Mianmar, usaram bloqueios de estrada e toneladas de alimentos para tentar alterar o trajeto dos elefantes nas últimas semanas e esvaziaram áreas residenciais.