A instituição contempla oportunidades em diversas áreas.

A Estadual de Mato Grosso do Sul () oferece 40 vagas para os dois cursos da Unidade de neste ano, dentre as 2.388 vagas distribuídas em 58 cursos nas 15 unidades universitárias no Estado. O ingresso dos novos acadêmicos será realizado mediante cadastro no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A instituição contempla oportunidades em diversas áreas de conhecimento para estudantes ingressarem no ensino superior numa Universidade pública e de qualidade.  Na Unidade de Ivinhema são oferecidas 25 vagas para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas e   15 vagas para a modalidade bacharelado do mesmo curso, ambos com 4 anos de duração.

O curso de licenciatura acontece no período noturno, com 25 vagas totais, sendo 17 gerais, 05 para negros e 03 para indígenas. O acadêmico que optar por esta modalidade terá como atribuição central a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos de Ciência e Biologia. Pode atuar ainda no desenvolvimento de pesquisas no âmbito do ensino de biologia, coordenador e supervisor de equipes de trabalho.

O acadêmico que optar pelo bacharelado estudará em período integral, com 15 vagas totais abertas para 2015, sendo 10 gerais, 03 para negros e 02 para indígenas. O biólogo bacharel pode tornar-se pesquisador em áreas específicas da Biologia, atender demandas atuais de mercado, no âmbito de organizações públicas e privadas ou atuar na produção autônoma de bens e produtos oriundos da biodiversidade. Pode também coordenar e supervisionar equipes de trabalho, além de efetuar análises de perícias, emitindo laudos técnicos e pareceres relativos às áreas de meio ambiente, saúde e biotecnologia.

Para mais informações acesse www.portal.uems.br.