População de MS está entre as que mais se alimenta mal no País
A população do Estado aparece como a que mais consome carne ou frango com excesso de gordura no País
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A população do Estado aparece como a que mais consome carne ou frango com excesso de gordura no País
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013 e que mostra que os hábitos alimentares em Mato Grosso do Sul se destaca entre os piores do País. Prevalência do consumo de carne com gordura, excesso de sal e substituição de refeições por fast food estão acima da média nacional no Estado.
A população do Estado aparece como a que mais consome carne ou frango com excesso de gordura no País, 55,7% das pessoas de 18 anos de idade ou mais. Também elevado índice de pessoas consumindo leite com teor integral de gordura, 60,7%; é a terceira Unidade da Federal que mais consome refrigerante com regularidade, neste caso 29,9% da população; está acima da média nacional de pessoas que substituem regulamente pelo menos uma refeição por sanduíches, salgados ou pizzas (7,3%) e é o quarto com maior proporção dos que admitem consumo elevado de sal, 17,6% da população adulta. Por outro lado, o Estado aparece como o segundo do País com menos consumo de peixe, só 33,2% dizem consumir a carne de peixe pelo menos um dia por semana.
Para a nutricionista Michelli Dádamo, assessora técnica em Nutrição do Sesc MS, alguns pontos podem ser destacados como o conceito prévio de que uma alimentação saudável é menos saborosa, a facilidade para consumo de alimentos industrializados/prontos e comidas tipo “fast food” aliada a “falta de tempo” para o preparo e o cuidado com a alimentação, assim como os modismos que estimulam dietas restritivas sem uma oferta adequada de nutrientes sem considerar as necessidades e características de cada indivíduo.
“Atualmente há muitas informações no campo da alimentação e nutrição, o que tem colaborado para que as pessoas estejam mais conscientes da importância da alimentação para a saúde, porém é preciso cautela ao interpretar as informações e sempre buscar por profissionais habilitados e por fontes seguras, uma vez que orientações equivocadas contribuem para o consumo inadequado de alimentos. O equilíbrio na quantidade e qualidade dos alimentos, a preferência por alimentos mais frescos e naturais em detrimento aos industrializados, com menos gordura, açúcar e sódio aliados a prática de atividade física são recomendações importantes para quem quer adquirir hábitos de vida mais saudáveis e que se adotados podem colaborar para reverter os índices apresentados na pesquisa”, diz a nutricionista.
Visando contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares da população, o Sesc MS oferece o serviço de Consultas Nutricionais, mediante agendamento prévio, nas unidades Camillo Boni, em Campo Grande e também em Dourados e Três Lagoas, ofertando um atendimento nutricional personalizado, com elaboração de um plano alimentar condizente com o diagnóstico nutricional observado, permitindo a prevenção, melhoria e/ou recuperação da saúde. É fundamentado por uma avaliação nutricional criteriosa realizada por meio de anamnese clínica e alimentar, avaliação da composição corporal, avaliação bioquímica e informações relevantes a história clínica de cada indivíduo.
“O plano alimentar é elaborado com orientações individualizadas para que a pessoa possa atingir seus objetivos a curto e longo prazo”, explica a nutricionista. O atendimento é destinado ao tratamento de doenças relacionadas a alimentação como obesidade, diabetes, hipertensão, anemia, dentre outras e também ás pessoas sem patologias associadas mas que buscam por uma alimentação mais adequada ao seu estilo de vida.
O Sesc Camillo Boni está localizado na Avenida Afonso Pena, 3.469, no Jardim dos Estados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3311 4300. O Sesc Dourados está na Rua Toshinobo Katayama, 178, Centro. O telefone para mais informações é o (67) 3410-0700. Em Três Lagoas o Sesc está localizado na Rua Elmano Soares, 854 – Centro. O telefone é Rua Elmano Soares, 854 – Centro, Três Lagoas – MS, 79602-020 (67) 3521-7600.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.