Pular para o conteúdo
Geral

No Dia do Aposentado, eles dizem não haver motivos para comemorações

Velhinhos sul-mato-grossenses afirmam estar abandonados
Arquivo -

Velhinhos sul-mato-grossenses afirmam estar abandonados

Aposentados sul-mato-grossenses reclamam de não haver motivos para comemorações neste sábado (24), o Dia do Aposentado. Segundo alguns ouvidos pela reportagem, a qualidade de vida dos idosos piora a cada ano em virtude da desvalorização do salário perante a inflação e, além disso, os ‘velhinhos’ reclamam de outras medidas pontuais que os prejudicam.

De acordo com o presidente da Associação dos Aposentados de Mato Grosso do Sul, Waldir de Ozório, de 81 anos, a recente minirreforma previdenciária alterou, até mesmo, a pensão por morte das viúvas. “Não temos muito o que comemorar. Todos os anos somos prejudicados pelo governo. Desta vez, retiram a pensão por morte para as viúvas com menos de dois anos de casado. Estamos muito descontentes com o abandono a todos os aposentados, pois, além disso, ano após ano nosso salário perde poder de compra”, reclama.

Desta forma, de acordo com o aposentado José Marcos Peres, de 70 anos, o salário mínimo, da última vez, aumentou 9,1%, contudo, o reajuste para os aposentados foi de, apenas, 6,23%. “Ao longo dos anos, a remuneração dos aposentados perdeu 85% do poder de compra, se compararmos ao reajuste do salário mínimo”, diz.

José conta que trabalhou a vida inteira como bancário e em uma empresa de mineração. Mas, nunca achou que ganharia tão pouco na aposentadoria.

Nesse sentido, a aposentada Cleusa Pinheiro da Silva, de 72 anos, confirma não haver motivos para comemorações. “Não tenho nada para me alegrar, pois só ganho um salário mínimo. Não sobra dinheiro para sair e muito menos para festas”, diz.

Mudanças na Previdência

No fim de dezembro de 2014, a presidente Dilma publicou a Medida Provisória 664. Essa nova MP prevê que para ter direito a pensão por morte, que antes não havia prazo de carência, a viúva ou viúvo deve, necessariamente, estar casada por pelo menos 2 anos. Além disso, a pensão só pagará 50% do valor que o contribuinte teria direito e não 100% como era antes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Advogado investigado por esquema de fraudes contra o INSS é preso em MS

Fraude no INSS: mais de 1 milhão de beneficiários já pediu reembolso por desconto indevido

Dólar sobe e vai a R$ 5,67 com volta de temores fiscais domésticos

Com o pé quebrado, homem vai preso após agredir a esposa no interior de MS

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

6 dicas domésticas para economizar com seu carro

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras tem início implacável, derrota o Bolívar e garante liderança geral da Libertadores

O triunfo por 2 a 0 garante aos comandados de Abel Ferreira o posto de melhor time da fase de grupos do torneio continental

Polícia

VÍDEO: Preso em MS, advogado investigado por esquema de fraudes contra o INSS é transferido ao RS

Advogado de 49 anos, apontado como um dos articuladores de esquema de fraudes contra o INSS no Rio Grande do Sul, foi capturado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na tarde desta quinta-feira (15) em Dourados, já foi levado ao RS. Ele foi transferido de MS em uma aeronave da Polícia Civil gaúcha, com um piloto, … Continued

Esportes

Inter despacha Nacional e vai definir vaga nas oitavas da Libertadores com o Bahia

No chamado 'grupo da morte'

Esportes

Corinthians poupa, mas vence no Uruguai e depende de si para ir ao playoff da Sul-Americana

O Huracán já é o líder, garantidos nas oitavas