A ação faz parte da Campanha de Prevenção às DST e Aids do

O divulgou nesta segunda-feira (9) que para chamar a atenção do uso do preservativo vai usar os aplicativos Tinder e Hornet. De acordo com o Ministério o objetivo é atingir o publico jovem, a população gay e HSH (homens que fazem sexo com homens), que utilizam esses aplicativos. A ação faz parte da Campanha de Prevenção às DST e Aids do Carnaval 2015.

O ministro da saúde, Arthur Chioro, ressaltou a importância não apenas do uso da camisinha, mas também da realização do teste e tratamento oportuno, no caso do diagnóstico positivo. Segundo ele, hoje os jovens apresentam um comportamento cada vez mais liberal, com aumento do número de parceiros ocasionais, razão pela qual o Ministério tem direcionado as campanhas a esse público.

A escolha dos aplicativos, que promovem encontro de pessoas para encontros casuais a partir de localização geográfica e de interesse, levou em conta a ampla repercussão nesse público. O Tinder possui milhares de usuários no Brasil, onde é um dos líderes do aplicativo. O Hornet é voltado, especificamente, para o público gay masculino e reúne milhares de usuários no país.

Para atingir o objetivo de dialogar com o maior número de pessoas, foram criados cinco perfis de personagens – sendo três homens e duas mulheres – que se identificavam como pessoas à procura de sexo sem camisinhas. O intuito da ação foi de atingir as pessoas que estão adotando comportamento de risco ao aceitarem ter uma relação sexual sem o uso do preservativo. Ao interagir com esses personagens, as pessoas receberam, imediatamente, uma mensagem direta sobre a importância da prevenção e sexo seguro.