Indígenas descartam deixar fazenda ocupada em Aquidauana
Os indígenas disseram que não querem nada da fazenda
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os indígenas disseram que não querem nada da fazenda
Na manhã desta segunda-feira (27), cerca de 80 famílias indígenas da etnia Terena ocuparam a fazenda Ouro Preto no Distrito de Taunay, em Aquidauana.
O proprietário José Lipe contou ao Site O Pantaneiro que foi avisado pelo capataz sobre a ocupação. “Agora a fazenda se encontra nas mãos deles. Deram um prazo de 24 horas pra retirar o que é nosso”, disse preocupado.
O pecuarista disse que tem cerca de 1,600 cabeças de gado e maquinários no local e está aguardando uma posição dos órgãos competentes e da Polícia Federal sobre o caso.
Na fazenda, os indígenas disseram que não querem nada que esteja na fazenda, apenas as terras, que segundo eles, pertencem ao seu povo. “Nossos avós, bisavós sempre disseram que todas essas terras pertencem a nós. Estamos apenas reivindicando o que é nosso, não vamos passar do limite”, disse o representante, Kaxé Terena.
Segundo ele são mais de 6 mil indígenas na Aldeia Taunay, que tem aproximadamente 6 mil hectares. “Nós precisamos de mais espaço para plantar, para criar as crianças, as comunidades estão lotadas, o espaço está limitado e nossos antepassados disseram que essas terras eram deles, mas foram tomadas. Viemos na paz, viemos em busca dos nossos direitos”, disse à reportagem.
Kaxé Terena disse que a ocupação será pacífica, e espera que a Polícia Federal não tome nenhuma atitude violenta contra o grupo, já que eles também podem partir para um confronto.
Ele também citou sobre a Constituição de 88, que estabelece que os direitos dos índios sobre as terras que tradicionalmente ocupam são de natureza originária, ou seja, que são anteriores à formação do próprio Estado, existindo independentemente de qualquer reconhecimento oficial.
Os índios terenas informaram também que a Fazenda Cristalina, que fica a frente da Ouro Preto, foi ocupada. Aproximadamente 300 indígenas se encontram no local.
O gerente estava se dirigindo para a propriedade quando foi barrado pelos índios no meio do caminho, sendo impedido de continuar, tendo que retornar para a cidade.
O delegado-adjunto da Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, Antonio Souza Ribas Júnior, disse que encaminhou o boletim de ocorrência para a Polícia Federal, que é acionada em casos que envolvem proprietários rurais e indígenas. No fim do ano passado, fazendas da região já foram cenários de ocupação.
Notícias mais lidas agora
- Servidores públicos de MS recebem décimo terceiro nesta segunda-feira
- Duas atletas de futsal morrem em acidente entre carreta e ônibus na BR-163
- Polícia encontra carcaça de cachorro mutilado e 3 cães abandonados em meio às fezes em Campo Grande
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
Últimas Notícias
Vem água? Inmet renova alerta de chuvas intensas em Mato Grosso do Sul
Chuvas devem acompanhar ventos de 40 a 100 km/h
Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro por Ainda Estou Aqui
Após 25 anos da indicação da mãe, Fernanda Torres representa o Brasil no Globo de Ouro por Ainda Estou Aqui, filme do diretor Walter Salles
Fotógrafo denunciado registrou em imagens reações de vítimas durante assédio em sessões de Campo Grande
Vítima teve o vestido levantado pelo fotógrafo, que passou as mãos em suas partes íntimas
2024 será o ano mais quente já registrado, afirmam cientistas
Altas temperaturas devem permanecer até o começo de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.