Governo garante 13%, mas Fetems diz não abrir mão dos 25% de reajuste a professores
Nova rodada de negociações está prevista para esta semana
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nova rodada de negociações está prevista para esta semana
Enquanto o governo estadual garante o reajuste de 13,1% dos professores, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) exige o cumprimento dos 25,42% – os dois índices são, respectivamente, a soma do percentual garantido anualmente e o restante representa um quarto do piso nacional do magistério para 20 horas.
Representantes dos professores da rede estadual e governo mantêm negociação desde a semana passada. Nesta segunda-feira (19), a Fetems se reuniu novamente com a equipe de Reinaldo Azambuja (PSDB).
De acordo com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola, o governo vai analisar nos próximos dias folhas de pagamento de novembro, dezembro e janeiro, para que, a partir disso, apresente uma proposta já na quarta-feira, quando está marcada nova reunião.
No encontro de hoje, que reuniu os secretários de Estado da Casa Civil, de Governo e Educação, foram apresentados alguns números do orçamento de MS, que seriam compatíveis aos levantados e defendidos pela direção da Fetems.
“A comissão vai analisar a folha de pagamento analítica, a partir da folha, com remuneração e cargos, para que possa ver a possibilidade do cumprimento da lei. Mas não abrimos mão dos 25%”, disse o presidente da Fetems, Roberto Magno Botarelli.
A secretária de Educação, por sua vez, afirma que seria “inconsequência prometer um reasjute e depois não poder cumpri-lo”. O percentual de 13,1%, que representa o reajuste anual, sem o ¼ do piso nacional para 20 horas, é dado como certo pelo governo. O restante, no entanto, ainda será analisado, afirma.
Ela lembra que são 20 mil professores, no entanto, a metade não consta na folha de pagamento de janeiro. Caso seja aplicado o reajuste de 25%, somaria R$ 22 milhões, segundo levantamento do governo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.