já conseguiram garantia de 13,1% de e negociação continua

 

A (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) está levantando o montante que Estado arrecadou em janeiro de 2015, para comparar com os números apresentados pelo governo, antes de se reunir novamente, na próxima segunda-feira (2). Os professores conseguiram 13,1%, falta, agora, discutir como será pago o restante do índice de 25,42%.

Reinaldo Azambuja (PSDB) argumenta que a receita do primeiro mês está 8% menor comparado ao mesmo período de 2014, o que a entidade não acredita. “Pode não ter tido grande crescimento, mas também não houve queda”, afirma o presidente Roberto Botareli.

Os professores da rede estadual conseguiram do governo a garantia do pagamento dos 13,1%, em encontro promovido na segunda-feira (26). Falta a diferença de 25,44%, que representa um quarto do piso nacional para 20 horas.

Em entrevista ao programa de rádio Tribuna Livre, a secretária de Educação, Maria Cecilia Amendola, afirmou que será montada uma comissão para analisar de qual forma e como o restante será pago.

A titular voltou a reafirmar o discurso do Executivo estadual sobre as possibilidades de conceder o aumento. Ela disse que não há como o governo prometer o reajuste integral, sem saber como arcar depois.

Desde o início das tratativas entre Fetems e governo estadual, Botareli descartava qualquer , no entanto, ressaltava que exigia o cumprimento integral do reajuste. Em assembleia, a categoria pode aceitar ou optar por .“Para todas medidas por parte do governo será feita uma discussão com a categoria”, conclui.