A iniciativa visa preservar o valor histórico do e tornar o local um espaço de visitação pública

Nesta sexta-feira (27), às 16 horas, no Fórum Heitor Medeiros em Campo Grande, será inaugurada uma exposição permanente que conta a história do Tribunal do Júri.
 
A iniciativa do juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida visa preservar o valor histórico do Júri e tornar o local um espaço de visitação pública, inclusive de estudantes, já que o ambiente terá relatos históricos, processos que fizeram a história deste órgão, além de uma galeria de magistrados que presidiram os tribunais do júri da Capital a partir da criação dessas varas especializadas. 
 
“A instituição do júri é milenar e seu funcionamento se dá de forma altamente democrática porque tem a participação direta da sociedade que julga seus semelhantes. Para grande parte da população é a verdadeira representação da Justiça”, explicou Garcete, que é titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital. 
 
A exposição, elaborada pelo Departamento de Pesquisa e Documentação do , seguirá o mesmo formato da existente no Memorial do Tribunal de Justiça, com painéis localizados no saguão do Fórum de Campo Grande. A exibição aborda todo o histórico da instituição do Júri, desde sua origem na Roma Antiga até os dias de hoje. 
 
Questionado sobre como surgiu a ideia, o juiz conta que tem observado o grande interesse dos acadêmicos de Direito pelo Tribunal do Júri por ser este palco de julgamento dos chamados crimes de sangue. “Nesses casos, o rito chama a atenção, notadamente pelo exercício da oratória e da retórica, características que despertam a curiosidade de todos e, nesse sentido, o TJMS tem muito material histórico arquivado e que se trata de um rico acervo que merecia ser valorizado”, completa.