Em cidade do interior do MS garis driblam o sol com expediente na madrugada

Turno para a categoria agora é das 04h00 e as 10h00

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Turno para a categoria agora é das 04h00 e as 10h00

Em Batayporã, distante 308 Km da Capital, os varredores de  rua mudaram o seu horário de atividade para não ter que trabalhar com o sol forte da  região, em horários que a temperatura chega a  38°. A saída foi acordada com a Prefeitura, que aceitou a jornada dos funcionários entre as 04h00 e as 10h00. 

Segundo o Nova News, que deu a notícia em primeira mão, os servidores que atuavam com a limpeza pública das ruas não suportavam operar entre as 10h00 e o 12h00. 

O sol entre as 10h e 16h é mais perigoso porque há uma maior quantidade de raios ultravioleta B, conhecidos como UVB. Ao meio-dia, com o sol a pino, a radiação é extremamente alta, nociva e perigosa. Os raios do sol podem ser separados em raios visíveis, ou seja, luz solar, raios infravermelhos, que dão a sensação de calor, e raios ultravioleta (UV).

Os raios invisíveis, não esquentam e são filtrados pela camada de ozônio na atmosfera. No entanto são extremamente prejudiciais à nossa pele. Para se defender deles , a pele aumenta a produção de melanina, pigmento que ajuda na defesa contra os efeitos nocivos dos raios solares.
Em Sidrolândia, distante 73 Km de Campo Grande, os varredores de rua e agentes de saúde da Administração Municipal recebem da Prefeitura protetores solares. O produto é disponibilizado sem custo mas depende de cada funcionário administrar a reposição e a aplicação do protetor.

Proteção

De acordo com a coordenadora dos programas da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina, a enfermeira Rubiana Gambarim da Silva, o uso do filtro solar é importante, porém existem outras medidas que podem ser atribuídas no cuidado contra o sol e calor. A ingestão de água é fundamental, segundo ela, pelo menos dois litros de água precisam ser ingeridos por dia. “A pessoa precisa beber muita água, pelo menos dois litros por dia, e é importante que esse controle seja feito. Uma das maneiras mais práticas de se organizar é utilizando garrafinhas ou garrafas pet de dois litros, assim a pessoa terá um melhor controle de quanta água tomou durante o dia”, explica ela.

A enfermeira também chamou a atenção para a alimentação, que segundo ela, precisa ser mais leve, evitando gorduras, carnes vermelhas e comidas pesadas. “É importante se alimentar bem, e de maneira saudável. No calor, é recomendado comer carne branca, verduras e muitos legumes. E se for comer fora de casa, sempre tomar cuidado com a higiene do local, já que, com o calor, a proliferação de bactérias ocorre de forma mais intensa”, disse ela.

Conteúdos relacionados