Vereador que acusa o problema é também médico de Posto de Saúde da cidade

A visita surpresa de um vereador foi responsável pela filmagem de  crianças estudando em uma escola da Rede Municipal sob possíveis condições de insalubridade. O fato foi registrado em , distante 73 quilômetros de Campo Grande, com foto e vídeo feitos pelo parlamentar do Solidariedade Maurício Anache, que também é médico na cidade, e atende em Posto de Saúde. 

Maurício, que cumpre o primeiro mandato inclusive é pediatra, o que daria maior autoridade à acusação de risco à Saúde das crianças, percebida na conferência feita na à Escola Municipal Porfíria Lopes do Nascimento. Segundo o vereador o espaço oferece bebedouros sujos e enferrujados, sendo que as crianças precisam ainda recorrer ao compartilhamento de copos para beber água. 

Outros problemas foram elencados como forros de sala de aula cedendo, banheiros interditados, entulhos pelo pátio e buracos de encanamento abertos. Situações que poderiam oferecer risco à Saúde e Segurança das crianças que estudam no local, uma das unidades mais antigas da Rede Municipal de Sidrolândia. 

“O uso compartilhado de copos pode transmitir diversas doenças e se alguém contaminado bebe água e encosta a boca na borda do copo, já contamina a bebida e, por consequencia, pode contaminar outra criança”, alerta o vereador e pediatra. 

“A maioria das coisas desse lugar oferecem riscos àquelas crianças. Elas estão tendo seus direitos ignorados. O pátio cheio de entulhos de ferro, mesas, cadeiras e armários velhos, como uma criança brinca livremente nesse lugar? Como podem ficar em uma sala com o teto prestes a desabar? No vídeo eu cheguei a me comover com aquele menino que, educadamente, oferece o copo à coleguinha e ela, que já deve ser orientada de casa, recusa, também educadamente”, ecoa o presidente do Legislativo Municipal, o advogado David de Moura Olindo, também do Solidariedade.

O prefeito de Sidrolândia, porém garante que todas as medidas possíveis para a acomodação das crianças que estudam na Rede Municipal estão sendo feitas pela sua administração. Ari Basso (PSDB) reiterou ao jornal que a maioria das escolas municipais da cidade precisam passar por reformas, que serão promovidas nos próximos meses de acordo com a captação de recursos para essa finalidade. “Aquilo que for mais emergencial iremos atender o quanto antes e estou a disposição para receber denúncias que possam orientar a gestão a resolver questões que coloquem em risco os alunos. Infelizmente o déficit é muito grande, impossível de ser revertido em dois anos”, lamenta. 

Clique aqui para assistir o vídeo