Com bom planejamento endividamento no começo do ano pode ser evitado

Pagamento à vista ainda é a melhor opção para famílias evitarem o endividamento das contas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pagamento à vista ainda é a melhor opção para famílias evitarem o endividamento das contas

As contas no começo do ano são muitas IPTU, IPVA, matrícula escolar e a compra do material, e com tantos compromissos para cumprir fora as dívidas deixadas pelo mês de dezembro, com festas, presentes e viagens muitas pessoas já começam o ano endividadas.

Segundo o economista Thales de Campos a melhor saída para não cair novamente no emaranhado de contas a pagar é um bom planejamento, com uma planilha detalhada para todo o ano “O planejamento deve ser feito com muito cuidado, e se para as contas do começo do ano tiver a opção de fazer à vista sem o parcelamento é a melhor maneira para evitar o endividamento.”, explica o economista.

No caso do IPTU onde o desconto é considerável o mais certo seria o pagamento à vista, no caso do IPVA a mesma regra deve ser cumprida para quem tem disponibilidade financeira para isso.

Agora se a opção à vista não couber no orçamento familiar, o parcelamento tem que ser feito de forma a não prejudicar a receita da residência comprometendo itens básicos para sobrevivência da família. “Os três primeiros meses do ano são os mais carregados para o orçamento familiar, e a organização, com uma boa negociação familiar é a saída para não acabar o mês sem conseguir pagar as dívidas.”, diz Thales Campos.

Quando a questão inclui a compra do material escolar das crianças, o economista ressalta ser uma boa hora para começar a educação financeira dos filhos “O ideal é não levar os filhos, mas não havendo opção a saída é negociar na hora da compra explicando para a criança, que naquele momento não há condições de comprar, por exemplo, um estojo ou caderno de marca.”, avisa Thales que ainda orienta os pais antes de sair ás compras, fazerem pelo menos pesquisa em três estabelecimentos para uma melhor economia.

 

Conteúdos relacionados