Campo Grande tem primeiro bimestre mais quente dos últimos 15 anos

2015 atingiu temperaturas maiores que as de 2004 e é o mais quente desde 2001

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

2015 atingiu temperaturas maiores que as de 2004 e é o mais quente desde 2001

Campo Grande registrou neste ano o primeiro bimestre mais quente desde 2001. As informações são do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), que divulgou o histórico de temperaturas máximas absolutas de cada mês na Capital desde o ano de 2001.

Neste ano, janeiro registrou 34,6°C e fevereiro 35,3°C. Até então o início de ano mais quente era o de 2004, quando janeiro atingiu 35,6°C e fevereiro 34,2°C. 

O ano mais quente em Campo Grande foi 2014, por ter registrado 40,2°C em outubro, a maior temperatura no município nos últimos quinze anos.

Chuvas abaixo da média 

De acordo com a meteorologista Cátia Braga, as chuvas abaixos da média são uns dos motivos deste ano ter o primeiro bimestre mais quente desde 2001. “Eventos de chuva e instabilidade deixam as temperaturas mais baixas. Tivemos pouca chuva em janeiro e em fevereiro”.

Cátia destaca ainda que o sistema de alta pressão ficou estacionado, funcionado como bloqueio atmosférico. “Impede a passagem das frentes e de chuva forte. Além disso teve o fator termodinâmico: o calor desta época do ano e a umidade que vem da Amazônia foram os principais ingredientes para a formação de nuvens”.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados