Campo Grande deve ter 500 guardas municipais com porte de arma até dezembro

Guardas devem serão selecionados e passarão por treinamentos específicos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Guardas devem serão selecionados e passarão por treinamentos específicos

O secretário da SEMSP (Secretaria Municipal de Segurança Pública), Valério Azambuja, pretende reforçar a quantidade de guardas municipais capacitados com porte de arma. A estimativa é de que 500 estejam habilitados até o fim deste ano.

Na última sexta-feira (20), foi realizada a formatura dos 235 guardas municipais que receberam treinamento para utilização de armas não letais. A partir da próxima semana, eles passarão pelo processo de seleção para que consigam o porte de arma. 

“Eles vão passar pelo exame psicotécnico e psicológico, além disso devem apresentar o documento, exigido por lei, que comprova a carga horária de 466 horas de trabalho. Isso deve demorar em torno de 30 ou 40 dias”, explica o secretário.

Apesar de querer aumentar o número de guardas habilitados, Valério Azambuja destaca que a liberação do porte de arma depende de autorização da Polícia Federal. “Até o fim do ano devemos ter pelo menos 500 guardas municipais habilitados. O que não significa que todos eles estarão armados. Nesse primeiro momento, a Polícia Federal vai expedir porte para 200”, explica.

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça de Segurança Pública), disponibilizou 275 armas que devem ser utilizadas pelos pelos guardas municipais com porte. 

De acordo com as informações, além de passar pelos exames necessários e comprovar a carga horária de trabalho exigida, ele terão de provar que não têm antecedentes criminais e problemas disciplinares.

 

Conteúdos relacionados