Câmara sai em defesa dos professores, após adiamento de negociações pelo prefeito
O vereador Alex criticou o adiamento da reunião da categoria
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O vereador Alex criticou o adiamento da reunião da categoria
O reajuste dos professores e o cumprimento da Lei 5.411 voltou a ser debatido pelos vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira (6), após o adiamento de uma reunião entre a categoria e o prefeito Alcides Bernal agendada para segunda-feira.
Em seu pronunciamento, o vereador Alex criticou o adiamento da reunião da categoria, a qual foi adiada para depois da decisão da Justiça sobre a legalidade da Lei 5.411. “Não podemos perder nosso compromisso com a educação. Fizemos um juramento de cumprir a lei. Várias vezes pessoas, que hoje ocupam cargos na administração Bernal, vinham a esta Tribuna querendo o cumprimento da Lei e vários integrantes do primeiro escalão do atual prefeito se comprometeram com essa luta. Esta é uma luta que não pode ser esquecida. Tinha uma audiência marcada para segunda que foi deixada para depois da demanda judicial. Não precisamos da decisão judicial para voltar à mesa de negociação. Tem que sentar e discutir de maneira transparente antes da decisão judicial. Eu não vou abandonar a luta dos professores da educação, não estou aqui para ser vereador para agradar o prefeito de plantão”, afirmou.
O vereador Eduardo Romero também concordou que as discussões precisam ser retomadas. “Precisamos retomar essas discussões, precisamos saber o porquê dessa demora em conseguir essas agendas com o prefeito. Precisamos discutir o novo reajuste agora, que chegou a peça orçamentária. Tem que haver essa discussão pela classe dos professores”, ressaltou.
Para o vereador Herculano Borges, “caiu no esquecimento a questão do aumento dos professores. Sempre estivemos trabalhando na questão de ter um acordo para a Lei ser cumprida, trabalhando nesse entendimento para que a Lei fosse cumprida e a oposição dizendo que a Prefeitura era super avitária e tinha dinheiro para pagar e agora silencia. A Prefeitura silenciou e nada mais aconteceu, temos que trazer de volta o assunto, para que essa Lei 5.411 não caia no esquecimento. É muito bom que se traga de novo esse assunto para que a gente possa dar retorno para os professores”, alegou.
A vereadora Luiza Ribeiro disse que continua apoiando a categoria do magistério e o cumprimento da Lei 5.411. “Sou defensora do que é justo, aprovamos a lei do piso não só em 2014, para revisar uma lei que tínhamos feito em março de 2013 e tinha sido descumprida em outubro, como mobilizados pelo presidente Mario Cesar decidimos receber uma nova Lei, que trouxe a recomendação técnica da possibilidade de cumprimento. Não tivemos nenhuma dissidência, aprovamos a lei por unanimidade. Apoiamos os professores o tempo todo, presidente da ACP, Geraldo Gonçalves usou a Tribuna por 17 vezes seguidas. A Lei 5.411 foi aprovada com capacidade técnica financeira de ser cumprida. Vimos que o problema não era da receita, pois não mostra uma queda relativa na receita, a receita municipal respondeu ao que estava planejado, tinha o problema na qualidade da despesa”, avaliou a parlamentar.
O vereador Carlão também declarou seu apoio à categoria. “Sempre defendemos os professores, sempre falaram que a Prefeitura tava arrecadando mais do que gastava e tinha dinheiro, então que dê esse aumento que eles tanto merecem”, disse.
Por fim, o vereador Alex afirmou que já convidou o presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais de Educação Pública), Geraldo Alves Gonçalves já foi convidado para ocupar a Tribuna durante a sessão da próxima quinta-feira (8) para falar sobre como estão as negociações da categoria com o Executivo Municipal. “Tem que ter compromisso genuíno, autêntico com a causa, tínhamos uma reunião marcada ontem, que foi adiada para depois da decisão. Ele quer a categoria de joelho após uma derrota judicial para poder negociar? Quem quer negociar, negocia independente de decisão judicial. Espero que as pessoas que defendiam essa causa, possam continuar a defender e não mudem de lado”, destacou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Quase 4 meses após rompimento de barragem, MP reúne Nasa Park e vítimas na tentativa de acordo
Vítimas foram ouvidas individualmente e puderam detalhar todo o prejuízo material, assim como os danos morais, que sofreram
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.