Ação envolve entidades parceiras para reduzir casos das doenças

Nesta época do ano, o clima quente e úmido da capital cria o ambiente perfeito para a proliferação de mosquitos, o que aumenta o risco de doenças como a e a chikungunya se tornarem epidemias.

 Para conscientizar a população que a prevenção é fundamental no combate destas doenças, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) promove, com entidades parceiras listadas abaixo, a “Caminhada pela Vida” na próxima sexta-feira, 27 de fevereiro, com partida da Praça Ary Coelho, às 8h30.

 O presidente da Associação Comercial, João Carlos Polidoro, convida todos a participarem. “Mesmo que não possa nos acompanhar na caminhada, é importante que o empresário incentive seus colaboradores a se prevenirem e realizarem a campanha entre seus vizinhos”, frisa.

 Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, não houve risco de epidemia em Campo Grande em 2014, quando foram registrados 4.031 casos e nenhuma morte. Quando à Chikungunya, foram notificados 46 casos até o dia 07 de fevereiro, sendo confirmada apenas uma pessoa com o vírus, em outubro de 2014.

 O diretor da Associação Comercial e presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central, Adelaido Luiz Vila, destaca a importância da participação dos empresários. “A questão da saúde pública nos preocupa muito porque, além do problema humanitário, estas doenças podem atingir também o quadro de funcionários, causando prejuízos em termos produtivos”, lembra.

 A Sesau alerta para o alto risco de epidemia devido a uma questão comportamental, considerando que, por não ter acontecido epidemia no ano passado, a população descuide da prevenção. O Aedes Aegypti é o mosquito transmissor das duas doenças e cerca de 80% dos focos são encontrados em residências.

 De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Mosquito Aedes Aegypti (Lira), em 2013 foram notificados 44.657 mil casos de dengue somente em Campo Grande, com 142 quadros graves e 12 mortes.

 A ação, realizada em parceria com a Sesau, conta com apoio do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central, Conselho do Comércio Centro, Moto Clube Jacaré Feras do Pantanal, Rotary, Comper, Shopping Pátio Central, Fort Atacadista, Sindicato da Guarda Municipal, Conselho do Trânsito, Conselho dos Comerciantes do Centro Comercial do Oeste.