Geral

Agência Estadual de Metrologia realiza operação especial Dia da Criança

Serão fiscalizados brinquedos, mamadeiras entre outros

Diego Alves Publicado em 29/09/2015, às 02h53

None
inmetro-dia-da-crianca-567x372.png

Serão fiscalizados brinquedos, mamadeiras entre outros

A Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), realiza a Operação Dia da Criança entre 28 de setembro e 2 de outubro em Campo Grande. Serão fiscalizados brinquedos, mamadeiras, chupetas, bicos de mamadeira e berços infantis.

Segundo a Agência, os consumidores devem ficar atentos no momento da compra desses produtos e observar se eles possuem o selo de avaliação da conformidade, mais conhecido como “Selo do Inmetro”.  A presença é obrigatória e indica que o produto, antes de ser colocado no mercado, foi submetido a ensaios rigorosos em laboratórios e atenderam a requisitos de segurança. O selo deve estar visível, impresso na embalagem, gravado ou numa etiqueta afixada no produto.

Outras informações também devem ser observadas pelos consumidores na hora das compras, como:

– Informações quanto à faixa etária;

– Advertências, precauções de uso e composição do produto;

– CNPJ da empresa fabricante, país de origem, com nome, razão social ou a marca;

– Dados do fabricante ou do importador.

A AEM-MS lembra ainda que o recomendável é realizar as compras em estabelecimentos de venda legalmente estabelecidos e evitar o mercado paralelo. No ato da compra deve ser exigida nota fiscal, recibo ou equivalente. Essa medida, de acordo com a Agência, auxilia em caso de reclamação do consumidor no caso do produto ser impróprio para consumo. Por fim, lembre-se, por mais seguro que seja o brinquedo, ele não dispensa a supervisão de um adulto no momento de sua utilização por uma criança.

Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados por meio da Ouvidoria da AEM/MS pelo telefone 0800 67 5220 ou pelo e-mail: [email protected]

Jornal Midiamax