A aposentadoria de Carles Puyol ao final da temporada fará o Barcelona voltar a olhar o mercado à procura de um zagueiro. Mas o clube, que sonhava com Thiago Silva ou David Luiz, poderá ir em busca de uma opção mais econômica. E, segundo o jornal espanhol Sport, o jovem botafoguense Doria estaria na lista do clube catalão.

Segundo o diário, a diretoria do Barça não quer um “craque midiático” e prefere contratar um jogador jovem, com relativa experiência internacional e preço razoável. Desta forma, defensores que custem mais de 30 milhões de euros (ou mais de R$ 100 mi) estariam praticamente descartados.

Diante deste perfil, o Barcelona teria se interessado pelos mercados de Brasil e Argentina: Éder Balanta, colombiano do River Plate, e Doria, do Botafogo, seriam as “promessas que brilham com luz própria”, como classificou o jornal. Contudo, relatou o jornal, “estima-se que seja um risco bastante alto contratar jogadores de enorme potencial futuro e presente incerto”.

O Barcelona também se interessa por outros zagueiros que já atuam no futebol europeu, mas que custariam mais ao clube azul-grená: Eliaquim Mangala (Porto), Aleksandar Dragovic (Dínamo de Kiev), Federico Fazio (Sevilla), Schär (Schalke), Fabian Schar (Basel), Mateo Musacchio (Villarreal) e Aymeric Laporte (Athletic de Bilbao).

Puyol, 35 anos, vem acumulando sucessivas lesões e tem atuado pouco com a camisa do Barça, deixando o treinador Tata Martino com apenas três opções para o setor: Gerard Piqué e Javier Mascherano (titulares) e o jovem Marc Bartra. O camaronês Alex Song, volante de origem, também pode ser improvisado no setor.