Geral

Xilogravuras e gravuras de Lasar Segall serão expostas no SESC Horto e Corumbá

Xilogravuras e gravuras em metal produzidas entre 1913 e 1930 pelo artista Lasar Segall serão expostas a partir da próxuma terça-feira (18) no Sesc Horto. A exposição “A gravura de Lasar Segall – poesia da linha e do corte” seguirá até o dia 21 de março em Mato Grosso do Sul No dia 3 de […]

Arquivo Publicado em 12/02/2014, às 21h16

None
53879567.jpg

Xilogravuras e gravuras em metal produzidas entre 1913 e 1930 pelo artista Lasar Segall serão expostas a partir da próxuma terça-feira (18) no Sesc Horto. A exposição “A gravura de Lasar Segall – poesia da linha e do corte” seguirá até o dia 21 de março em Mato Grosso do Sul

No dia 3 de março, os trabalhos reimpressos a partir de matrizes originais do Museu Lasar Segall, localizado em São Paulo, segue para o Sesc Corumbá.

A mostra é aberta ao público em geral, mas tem como alvo produtores artístico-culturais e acadêmicos de artes visuais.

Sobre a técnica

Gravura é o nome dado a uma técnica manual de impressão. A madeira, a pedra, o linóleo e o metal são utilizados como matrizes. O artista grava imagens na matriz fazendo cortes ou sulcos, com ferramentas cortantes, tais como as goivas e os buris. Sobre a matriz, o artista passa tinta e depois imprime a imagem em um papel, que sai invertida. Pode-se tirar várias cópias iguais, obtendo assim uma tiragem. A característica mais importante da gravura é a de não ser uma obra única, pois pode ter múltiplas cópias.

Sobre o artista

Natural da Vilna, Rússia, Segall foi ainda jovem estudar artes em Berlim e posteriormente se transferiu para a também cidade alemã de Dresden, onde montou seu ateliê. Viveu os anos difíceis da Alemanha nas duas primeiras décadas do século 20. Esse período está presente em seus traços fortes e marcantes, além do olhar constante sobre a figura humana, características que o colocou entre os nomes centrais da segunda geração do expressionismo europeu.

Serviço

Informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone 3311-4300. O Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200 e o Sesc Corumbá na rua Domingos Sahib, 570 no Porto Geral.

Jornal Midiamax