Uma erupção vulcânica na Ilha de Java causou a morte de pelo menos duas pessoas e levou à retirada de moradores, interrompendo ligações de longo curso e fechando aeroportos internacionais. O Mount Kelud, considerado um dos vulcões mais perigosos da região, expeliu cinzas e rochas em brasa nessa quinta-feira (13) à noite, poucas horas depois de ter sido lançado o estado de alerta.

Imagens de emissoras de televisão da mostram cinzas e rochas caindo nas aldeias e a fuga de moradores, em carros e motos, para os centros de abrigo.

Um homem e uma mulher, ambos com 60 anos, morreram depois de materiais vulcânicos terem coberto os telhados de suas casas, causando desabamentos no distrito de Malang, informou o porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. “As casas foram mal construídas e parecem ter entraram em colapso com o peso”, disse.

Cerca de 200 mil pessoas de 36 aldeias, em uma área de 10 quilômetros, na zona oriental de Java, foram obrigadas a sair das localidades, acrescentou o porta-voz.

A companhia aérea Virgin Australia informou que cancelou todos os voos de e para Phuket, Denpasar e ilhas de Christmas e Cocos.

Um porta-voz da companhia australiana Qantas disse que os voos entre Jacarta e Sydney foram adiados para este sábado (16).

As cinzas cobriaram as cidades javanesas de Surabaya, Yogyakarta e Solo, onde os aeroportos internacionais foram fechados temporariamente, disse o representante do Ministério dos Transportes Herry Bakti, enquanto a Metro TV mostrava imagens de aviões em terra cobertos de cinzas. “Todos os voos para esses aeroportos foram cancelados e outros, incluindo alguns entre a Austrália e Indonésia, foram desviados”, disse Bakti.

Monte Kelud, que já provocou mais de 15 mortes desde 1500, é um dos cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia. No início deste mês, o Vulcão Mount Sinabung, no oeste da ilha de Sumatra, desencadeou forte erupção, causando pelo menos 16 mortos.