Voluntários organizam ação para levar estética, saúde e cidadania a dependentes químicos
Para ajudar dependentes químicos a saírem das drogas, conseguirem realmente enfrentar o problema da adicção, se tratarem e voltar a ter uma vida completa, um grupo de profissionais liberais de Campo Grande se juntou para promover neste sábado (21), a partir das 8h, a 1ª Ação do Bem, do Instituto dos Amigos do Coração (IAC/MS). […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para ajudar dependentes químicos a saírem das drogas, conseguirem realmente enfrentar o problema da adicção, se tratarem e voltar a ter uma vida completa, um grupo de profissionais liberais de Campo Grande se juntou para promover neste sábado (21), a partir das 8h, a 1ª Ação do Bem, do Instituto dos Amigos do Coração (IAC/MS).
A casa escolhida para receber a ação é a unidade Terapêutica Desafio Jovem Peniel. Presidente do presidente do Instituto, Estevom Molica, conta que na data, os jovens adictos terão um dia inteiro de tratamento. Além dos serviços médicos, odontológicos, orientações física, eles poderão cortar cabelo, fazer as unhas, dar ‘up’ no visual e na autoestima.
Molica ressalta que as pessoas que estão em tratamento para se livrarem das drogas, precisam também trabalhar a autoestima, e para isso, nada melhor que cuidar da saúde e da beleza. “Eles precisam trabalhar a autoestima. Para quando saírem de lá, terminarem o tratamento se integrarem realmente a uma nova vida. Eles vivem muito na marginalidade. As pessoas tratam o dependente químico como criminoso. Então ele precisa se enxergar de outra forma para conseguir se restabelecer”, conta.
Podóloga da ação, Doris Nantes, concorda e afirma que o trabalho ajuda as pessoas a reconquistarem o bem estar. “A gente ajuda junto com o médico a pessoa ter conforto e isso aliado a saúde é essencial ao ser humano”, conta, dizendo que dentre o que vai fazer estão serviços como tirar unha encravada, fungos, mais voltado para a saúde. Conforto aliado a saúde. E tudo que esteja voltado à saúde e conforto dos pés.
Ampliar a ação
Molica diz que o grupo ainda sonha mais alto e pretende ampliar a ação. Dentre os projetos que o IAC/MS tem em mente está a aquisição de um odontomóvel para que o trabalho de odontologia realizado por eles chegue a outras unidades terapêuticas.
Estevom conta que muitas casas recusam os dependentes químicos para tratamento quando eles não estão com a saúde bucal perfeita. O problema é que nas primeiras duas semanas de abstinência, os pacientes sentem muita dor de dente, e as casas não tem como levá-los ao dentista. “Queremos que isso não aconteça mais. A pessoa quer se tratar, está procurando ajuda e não pode se não está com a saúde bucal perfeita. Como ela vai tratar os dentes se está um estado de dependência?”, questiona.
Ele conta que para comprar o veiculo, o instituto vende produtos como camisetas, bonés, canecas, e o dinheiro arrecadado vai para pagar o custo das ações e também para realizar o sonho do odontomóvel.
Realização
A dentista Petunia Lassen Brazuna destaca que ajudar o próximo também é uma forma de ajudarmos nós mesmos. “A possibilidade de ajudar o próximo e fazer algo concreto que desenvolva alguma reação a quem precisa me satisfaz e faz com que eu me sinta animada,” afirma Petunia.
A ação
Ao todo, 150 adictos da unidade Terapêutica Desafio Jovem Peniel vão participar da primeira Ação do Bem do Instituto dos Amigos do Coração. As atividades que serão desenvolvidas e a programação vão incluir ainda café da manhã, almoço e lanche da tarde
O IAC
O Instituto Amigos do Coração (IAC) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), apolítica e sem fins lucrativos. Criada em 2012 por 26 profissionais liberais, que voluntariamente oferecem seu trabalho profissional para melhorar a vida de pessoas menos favorecidas. Em 2013, juntamente com sete outras entidades filantrópicas de Campo Grande, firmou compromisso de parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), para atuar em prol do desenvolvimento humano.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.