O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), John Coates, voltou atrás sobre as suas recentes afirmações e disse que está tranquilo de que o “Rio de Janeiro será capaz de sediar um grande evento em 2016”. O dirigente havia feito duras críticas nesta última terça-feira, e falou que os preparativos para as Olimpíadas da cidade, até então, eram os “piores” que ele já havia visto na história.

“Gostaria de salientar que eu ainda acredito que o Comitê Organizador do Rio-2016 e as pessoas do Brasil poderão entregar um excelente Jogos em 2016”, disse Coates em um comunicado oficial.

“O COI, trabalhando em conjunto com nossos parceiros no Rio, tomou uma série de medidas recentes para garantir que possamos entregar um grande Jogos, além de um legado duradouro para o poco da cidade e do Brasil”, continuou.

A mudança de postura do vice-presidente tem explicação. Segundo ele, o diretor executivo do COI, Gilbert Felli, “fez uma atualização positiva do progresso das obras”. “As coisas estão se movendo na direção certa”, concluiu Coates.

Nesta terça-feira, entretanto, ele havia dito em um fórum olímpico em Sydney, na Austrália, que “a situação era crítica”.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 também se pronunciou após as críticas de Coates e garantiu que vai organizar uma Olimpíada excelente e dentro do prazo.