A frente fria que chegou na madrugada desta sexta-feira (18) ao Mato Grosso do Sul, trazendo chuva e ventania, causou estragos pelo interior, derrubando árvores centenárias e destelhando casas. O Município de Jardim, amanheceu com diversos pontos em estado de alerta.
Segundo o investigador da Polícia Civil de Jardim, Henrique Jorge de Lima, a tempestade começou por volta das 22 horas e derrubou 2 árvores antigas, que estão plantadas na Via principal da Cidade, conhecida com Avenida Duque de Caxias. Ele conta que tem 42 anos e é nascido no Município e essas árvores são símbolo da cidade e estão lá antes de ele nascer.
Ainda segundo o morador, parte da cidade amanheceu sem energia elétrica, até mesmo a delegacia em que trabalha. “Eu estava de plantão e constatei que grande parte da cidade estava sem luz. Pela manhã fiz uma ronda fiquei impressionado com o estrago”.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Jardim, ainda não há um registro de quantas ocorrências aconteceram, contudo, já é possível afirmar que foi uma tempestade muito forte. O sargento dos bombeiros, que preferiu não se identificar, alerta que houve até mesmo destelhamento de casas, devido à forte ventania.
Segundo ele, até o momento todo efetivo está nas ruas atendendo a população. Ele acrescenta que nunca havia visto, desde que mora em Jardim há cerca de 5 anos, uma tempestade tão forte.