Geral

Venezuela quer Porto Rico na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje (9) que vai propor que Porto Rico passe a fazer parte da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A proposta será feita na próxima cúpula da organização em Havana, Cuba, entre 25 e 29 deste mês. “Jamais tiraremos do nosso coração a causa da independência de […]

Arquivo Publicado em 09/01/2014, às 09h44

None

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje (9) que vai propor que Porto Rico passe a fazer parte da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A proposta será feita na próxima cúpula da organização em Havana, Cuba, entre 25 e 29 deste mês.


“Jamais tiraremos do nosso coração a causa da independência de Porto Rico. Eu disse ao ministro das Relações Exteriores, Elías Jaua, para preparar um documento especial porque a delegação da Venezuela vai propor a integração de Porto Rico à Celac”, disse Maduro em Caracas, durante comemoração do 55º aniversário da Revolução Cubana.


“Que Porto Rico tome o caminho da América Latina! Mais tarde veremos, também, a independência de Porto Rico (…), algum dia veremos nascer uma República de Porto Rico e iremos consolidar, juntos, a sua independência”, acrescentou.


O presidente venezuelano informou que, durante a cúpula, Cuba e a Venezuela vão promover a 14.ª reunião da Comissão Mista Bilateral. O objetivo é discutir temas de integração regional e assinar novos projetos de cooperação científica, cultural, tecnológica e energética.


Situado nas Caraíbas, a Leste da República Dominicana e a Oeste das Ilhas Virgens, o arquipélago de Porto Rico é um território autônomo dos Estados Unidos. Em 1917, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Lei Jones, que estabelece que as pessoas nascidas em Porto Rico são cidadãos norte-americanos.

Jornal Midiamax