O vazamento de cerca de 5 mil litros de CM30, uma espécie de impermeabilizante usado no processo de confecção de asfalto, provocou a interdição de parte da Rua Cotegipe, entrada principal do Bairro Coophasul, na manhã deste domingo (20).
O problema foi percebido ainda na madrugada, por um morador que sentiu um cheiro estranho no local. Ele chamou o Corpo de Bombeiros, que por sua vez, chamou a Defesa Civil, que interditou parte da via.
Já pela manhã, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, transporte e Habitação (Seinthra) também foi chamada. O assessor técnico da secretaria, Alcindo de Macedo, conta que o material, que vazou da empresa AS Construções Assessoria e Planejamento, é altamente tóxico e eles já estão trabalhando para removê-lo.
Segundo ele, secretaria vai misturar arenito na poça que se formou e depois retirar o lixo. “Já acionamos caminhões com arenito para fazer a coleta”, revela.
Ao todo, cerca de 5 mil litros do impermeabilizante, que tem um composição oleosa, foi derramado na via. O material estava acondicionado em um tanque, dentro da empresa.