A diretoria do São Paulo aguarda o atacante colombiano Dorlan Pabón, de 26 anos, do Valencia (ESP), para assinar contrato de empréstimo até junho de 2015. A negociação está sendo concluída nesta segunda-feira, na Espanha, é descrita como “99% certa” pelo empresário do atleta, Ricardo Calleri, e deve ser concretizada nas próximas horas.

Segundo o presidente da equipe espanhola, Amadeo Salvo, falta apenas a assinatura do contrato para o negócio ser concretizado. Pabón não participou do treinamento do Valencia desta segunda-feira. A é que ele viaje ao Brasil na manhã de terça-feira.

O detalhe que separa o acerto do colombiano com o São Paulo é o valor de compra que será fixado no contrato de empréstimo, como opção. O Valencia quer preço de 10 milhões de euros (R$ 33 milhões), enquanto agente e São Paulo tentam redução para 8 milhões de euros (R$ 26 milhões). Já está certo no contrato que o Valencia terá o direito de vender o jogador para outros clubes nas janelas de transferência de julho/agosto de 2014 e de janeiro de 2015, caso exista proposta e o São Paulo não exerça a prioridade.

Pabón se transferiu do Monterrey, do , para o Valencia há menos de seis meses, em agosto de 2013, por 7 milhões de euros. O colombiano não encontrou espaço na equipe e acabou perdendo espaço. Agora, às vésperas da Copa do Mundo, ele tenta encontrar um clube para atuar com frequência uma vez que não é utilizado na Espanha.

O colombiano é um jogador de baixa estatura (1,70m), rápido, destro e que atua como atacante pelas laterais do setor ofensivo. Se concretizar a transferência para o São Paulo, deverá ocupar uma das pontas, que hoje têm Osvaldo e Ademilson.

Com o reforço, o São Paulo acaba com uma das principais carências do elenco. A diretoria segue em busca de um centroavante que possa servir como alternativa a Luis Fabiano. O São Paulo também trabalha para concluir nessa semana a troca do zagueiro Rhodolfo pelo volante Souza com o .