Vagão ambiental leva conscientização a crianças de Corumbá
O Instituto ALL de Educação e Cultura realiza, entre os dias 22 e 25 de julho, o projeto Vagão Ambiental, em Corumbá-MS. A ação, realizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), promove, para crianças de escolas próximas à ferrovia, a conscientização e o cuidado com o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Instituto ALL de Educação e Cultura realiza, entre os dias 22 e 25 de julho, o projeto Vagão Ambiental, em Corumbá-MS. A ação, realizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), promove, para crianças de escolas próximas à ferrovia, a conscientização e o cuidado com o meio ambiente por meio de palestras educativas e atividades lúdicas. O projeto deve passar também em cidades como Miranda, Chapadão do Sul, Aquidauana e Água Clara ao longo dos próximos meses.
Desenvolvido a partir de um vagão de passageiros, especialmente adaptado, o projeto traz para os jovens estudantes a oportunidade de realizar, de forma criativa, atividades ambientais. O projeto recebe escolas municipais nos seguintes horários: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. O vagão estará estacionado na Estação Ferroviária de Corumbá.
A proposta do Instituto ALL é falar sobre a preservação ambiental para atrair o interesse e despertar a consciência ecológica dos participantes, além de plantar a noção de sustentabilidade nas comunidades próximas à linha do trem. Por isso, o Vagão foi transformado em um espaço multimídia para projeção de vídeos e palestras, além de contar com estrutura para jogos educativos preparados exclusivamente para o projeto, com a finalidade de fixar o conteúdo desenvolvido.
“Através de uma linguagem lúdica e divertida, o Vagão Ambiental é uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem sobre preservação e cuidados com o meio ambiente. As noções de segurança na linha férrea e reciclagem completam os conteúdos ministrados pelos instrutores do projeto. A experiência única de estar dentro de um vagão cria a atmosfera ideal para um aprendizado permanente, que os pequenos disseminam em sua escola e comunidade”, afirma Jaqueline Cordeiro, coordenadora do projeto.
Instituto ALL
Criado em 2008 pela América Latina Logística, ALL, empresa que detém a concessão da ferrovia na região, o Instituto ALL tem proporcionado às comunidades próximas à ferrovia atividades que oferecem educação e cultura, além de promover a conscientização da importância do meio ambiente para o desenvolvimento social.
Com o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto pode receber doações feitas por pessoas jurídicas, que contam com a possibilidade de dedução em seu imposto de renda. Os projetos são apoiados em leis de incentivo cultural, esportivo e social.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.